
Soberanas foram escolhidas para a 25ª edição da Festa do Colono Foto: Arquivo TP
O prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani e o vice, André Bexiga, confirmaram durante a entrevista Conversa com os eleitos, a realização da 25ª edição da Festa do Colono, de Hulha Negra.
Com um sorriso no rosto, os gestores falaram em novo formato de gestão da festa, que apesar de tradicional no município não acontece desde 2020 com a pandemia de Covid-19.
De acordo com o prefeito eleito Fernando Campani, em reunião com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Cooperativa Agrícola Mista Aceguá Ltda. (Camal-Cotrijuc) e Associação dos Empresários, já foi realizado convite para que as entidades sejam parceiras do evento. “A Semana do Colono 2025 vai ser uma retomada com muita energia e parceria. Seremos um governo em que a iniciativa privada, empresas locais e produtores serão os donos da festa”.
Campani afirma a necessidade de uma reorganização da festividade. “Vamos retirar do poder público a responsabilidade de realização ou não da festa. O poder público vai ser o ente facilitador, moderador, que vai buscar os recursos, mas os empresários e produtores serão os protagonistas e executores. Não vai ter espaço caro para o produtor, ele não pode ter que pagar pelo espaço se a festa é dele”, afirmou o futuro prefeito, acrescentando que em outras cidades, grandes festas são feitas pela sociedade, o poder público atuando apenas como facilitado.
Importante lembrar que em 2023 foram escolhidas as soberanas da 25ª edição da festa, formada pelas jovens Kailaine Reetz Corrêa (rainha), Vanessa Davoglio Talaska (princesa) e Isabelly dos Santos Mattos (princesa), mas a festividade foi cancelada pela administração.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*