ENTIDADE REGIONAL

Folador é eleito e vai presidir o Cideja pela sétima vez

Assembleia aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) na sede ds entidade, em Candiota Foto: Divulgação TP

O prefeito eleito para comandar Candiota pela quarta vez, Luiz Carlos Folador (MDB), foi escolhido durante a  assembleia geral anual do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), para presidir novamente a entidade para a gestão 2025. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), na sede da entidade, em Candiota.

Dos oito mandatos desde a fundação do consórcio em 2009, Folador já havia sido presidente em seis oportunidades, e agora parte para um sétimo mandato. “É uma grande honra poder estar à frente do Cideja”, assinalou ele ao TP, aproveitando para agradecer a todos os municípios que fazem parte do consórcio (Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Herval e Piratini), bem como, o Fórum das Águas.

Além de Folador como presidente, a próxima gestão terá o prefeito reeleito de Aceguá, Marcus Vinicius Aguiar, o Peti (PSDB), como vice-presidente e a prefeita eleita de Pedras Altas, Viviane Albuquerque, a Veca (Progressistas), como tesoureira.

Segundo Folador, por proposição dos prefeitos eleitos Ronaldo Madruga (Pinheiro Machado) e Celso Silveira (Herval), os mandatos do Cideja agora passam a ser de um ano e não mais dois. Já na atual gestão foi assim, por um acordo, sendo que Folador foi presidente o ano passado e em 2024 o prefeito atual de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT) foi quem presidiu a entidade.

Com a mudança, a entidade fica com mandatos como as entidades municipalistas, como Famurs e Azonasul.

PRIORIDADES

O futuro presidente, que assume já na semana que vem (dia 1º de janeiro), destacou que colocou seu nome novamente à disposição porque pretende dar sequência à concretização da Rodovia Transcampesina – projeto que prevê a interligação asfáltica rural de cinco dos sete municípios do Cideja. Também ele quer fazer a entrega da ponte sobre o Rio Jaguarão localizada na tríplice fronteira entre Candiota, Hulha Negra e Aceguá – projeto que se arrastava desde 2014 e que agora está bem perto do fim.

Além disso, Folador aponta que seu mandato quer retomar as reuniões itinerantes nos municípios do Cideja; vai lutar por uma nova patrulha mecanizada e vai estímular a troca de experiências entre os municípios de boas práticas de gestão. “Vamos perseguir essas prioridades e por isso colocamos mais uma vez nosso nome à disposição”, disse, assinalando que não pretende concorrer à reeleição no Cideja ao fim deste mandato de 2025.

Comentários do Facebook