NOVO GOVERNO

Folador tem aliado na presidência e não deve ter dificuldades no Legislativo

Folador entrega as documentações necessárias a Gildo antes de ser empossado neste dia 1º de janeiro Foto: Navarrina Fotografia e Filme/Especial TP

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador foi convidado a ingressar no MDB pelo agora presidente da Câmara candiotense e vereador mais votado de Candiota, Gildo Feijó. O convite foi feito na casa de Gildo ainda em 2018.

A aproximação de Gildo e Folador é antiga e tem início em 2007, quando por muito pouco Gildo não trocou de partido para ser candidato a vice na chapa vitoriosa de Folador no ano seguinte – que por coincidência tinha Gildo como seu adversário, já que o então prefeito Marcelo Gregório foi impedido de concorrer por não ter pago uma multa ao não votar no Plebiscito do Desarmamento.

A introdução desta reportagem dá a dimensão exata da relação entre o prefeito e o presidente da Câmara, sendo que o vereador Ataídes da Silva (PT) revelou durante a posse, que Folador pessoalmente lhe pediu para ser o vice de Gildo na mesa diretora da Câmara, ou seja, o prefeito foi peça importante na articulação para um quadro de acomodação política à seu favor no Legislativo em 2021. “Folador foi o único que me enxergou com potencial político e foi quem me convidou para entrar na política, quando nem eu achava que podia”, disse Ataídes em seu pronunciamento de posse.

Esse fato, qual seja, de que Folador – além de ter participado ativamente na articulação da eleição da nova mesa diretora, num quadro que teoricamente tinha a minoria de parlamentares a seu favor -, terá tranquilidade no Parlamento e isso foi se externando em cada um dos pronunciamentos de posse dos vereadores e vereadoras.

A nova mesa diretora, com exceção da vereadora petista Luana Camacho Vais, que se absteve, foi eleita com o voto dos outros oito vereadores. Além de Gildo na presidência e Ataídes na vice, a nova mesa tem Hulda Alves (MDB) na 1ª Secretaria e Claudivan Brusque (PSDB) na 2ª Secretaria, que deve ser substituído nesta segunda-feira (4) por Marcelo Gregório, que assume como primeiro suplente no lugar de Claudivan, porque este será empossado também nesta segunda como secretário de Agropecuária.

PRONUNCIAMENTOS – A grande maioria dos discursos dos vereadores candiotenses empossados foi de agradecimento. Contudo, alguns deles trouxeram recados importantes, mas especialmente que Folador não enfrentará uma oposição atuando em bloco compacto ou com maior dureza nas ações, pois se assim fosse, teriam elegido a presidência da Câmara.

Claudivan Brusque (PSDB) Foto: J.André TP

CLAUDIVAN – O vereador Claudivan Brusque (PSDB), que, como já dito, nesta segunda assume a Secretaria de Agropecuária, apenas agradeceu em seu discurso de posse, enfatizando que o objetivo é trabalhar em prol do município.

Danilo Gonçalves (PT) Foto: J.André TP

DANILO – O vereador petista Danilo Gonçalves afirmou que o seu objetivo é trabalhar pelo bem comum de Candiota. “Para mim é mais uma luta, uma batalha. Desejo sucesso ao Folador, porque se ele fizer as coisas certas, quem ganha é a comunidade”, disse.

Fabrício Moraes, o Bibi (MDB) Foto: J.André TP

FABRÍCIO – O vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), durante a sessão de posse pediu licença do cargo, quando nesta segunda (4) assume a Secretaria da Saúde do município, desejou sucesso a Folador e Paulinho, como não poderia ser diferente. “Espero muito de vocês e a comunidade também”, resumiu.

Gildo Feijó (MDB) Foto: J.André TP

GILDO – Já como presidente eleito da Câmara para a gestão 2021, o experiente Gildo Feijó (MDB), que pela terceira vez na história foi o vereador mais votado da cidade, disse que esse fato só aumenta sua responsabilidade. “A nossa população espera muito de nós e não mediremos esforços para ter uma Candiota melhor. É para isso que fomos eleitos, para transformarmos para melhor a vida das pessoas. Não somos os salvadores da pátria, mas vamos trabalhar muito, junto com o governo, para amenizarmos e resolvermos os problemas. Podem esperar de mim e dos demais muito trabalho, honra e honestidade”, frisou.

O presidente do Legislativo ainda se referiu a oposição, dizendo que esta é muito importante para a democracia. “Se o prefeito for inteligente, escuta a oposição também”, disse.

Sobre Folador, Gildo disse que aprendeu a conhecer e que mesmo quando fazia oposição a ele, sempre reconheceu suas qualidades. “Agora mais maduro e experiente, ele está com muita vontade de fazer o melhor por Candiota. Não vamos decepcionar”, prometeu o vereador.

Guilherme Barão (PDT) Foto: J.André TP

GUILHERME – O mais experiente dos vereadores de Candiota, empossado para seu quinto mandato consecutivo, Guilherme Barão (PDT), disse que esta era uma grande responsabilidade. Ponderando que será uma oposição construtiva, Guilherme afirmou que política não se faz com raiva, porém chamou a atenção para a independência e poderes da Câmara. “Somos o único poder que empossa e julga. É preciso respeitar as leis e vamos lutar por uma Câmara independente”, alertou.

Hulda Alves (MDB) Foto: Navarrina Forografia e Filme/Especial TP

HULDA – A vereadora Hulda Alves (MDB), que possui uma longa caminhada junto a Emater da cidade e que deverá seguir com este trabalho, pois é sua profissão, paralelo ao exercício do seu primeiro mandato, fez um discurso de muitos agradecimentos. Ela lembrou dos 195 eleitores que a elegeram, mas prometeu trabalhar pelos 10 mil habitantes de Candiota.

Hulda ainda exaltou a família, especialmente os pais, pastor Noé e dona Sueli, além do primeiro prefeito de Candiota, Odilo Dal Molin, que ela considera como um padrinho político. Pelo que se depreendeu de seu discurso, Hulda voltará seu mandato para as politicas públicas para o campo e cidade, bem como no empoderamento feminino, entre outras pautas que ela julga importante. À Folador, seu companheiro de partido, a vereadora desejou uma gestão de excelência.

Léo Lopes (PTB) Foto: Navarrina/Especial TP

LÉO – O vereador Léo Lopes (PTB), jovem estreante na política candiotense, fez um discurso cauteloso e clássico no sentido que seu mandato estará ao lado das demandas do povo de Candiota. “Seremos parceiros para tudo que for de interesse da população. Somos oposição, mas para aquilo que não interessar a nossa comunidade”, pontuou.

Luana Camacho Vais (PT) Foto: Navarrina Fotografia e Filme/Especial TP

LUANA – Terceira mais votada nas últimas eleições, a vereadora Luana Camacho Vais (PT), traz a responsabilidade de fazer um mandato bem mais politizado e com a marca do seu partido.

Com sua abstenção na votação da mesa diretora, ela já demarcou campo, destoando de seus dois colegas de bancada, que votaram favorável, sendo que um deles (Ataídes) integra a mesa diretora. “Reafirmo meu compromisso com um mandato participativo e para os interesses da comunidade candiotense”, disse, lembrando que uma das principais marcas do governo Adriano e Gil Deison foi a Gestão Participativa, da qual ela foi coordenadora.

Luana frisou que sua luta será pelos trabalhadores, pelas mulheres, pelos jovens e pela agricultura familiar. “Estamos aqui para fazer o melhor por Candiota. Estamos aqui com muita vontade de trabalhar”, afirmou.

Em relação ao governo Folador, Luana desejou sucesso.

Ataídes da Silva (PT) Foto: J.André TP

ATAÍDES – Já no seu terceiro mandato, Ataídes da Silva (PT) presidiu a sessão de posse em seus primeiros instantes por ser o mais velho em idade. Ele disse que seu trabalho será dedicado ao povo de Candiota. “Vou honrar muito este novo mandato. Tudo o que for bom para o povo, acho que ninguém vai votar contra”, afirmou.

Tratando Folador como um amigo e alguém como o enxergou para a política, Ataídes também agradeceu a Adriano e Gil Deison, que segundo ele não deixaram nada a desejar.

Lideranças partidárias

PT – Luana Camacho (líder) e Danilo Gonçalves (vice líder)

MDB – Hulda Alves (líder) e Fabrício Moraes (vice-líder) – deve ser substituído por Diego Lima

PTB – Léo Lopes (líder)

PDT – Guilherme Barão (líder)

PSDB – Claudivan Brusque (líder) – deve ser substituído por Marcelo Gregório

Composição das Comissões Permanentes da Câmara

Comissão de Constituição, Justiça e Bem-Estar Social (COBES): Luana Camacho (PT), Danilo Gonçalves (PT) e Hulda Alves (MDB)

Comissão de Orçamento, Finanças e Infra-Estrutura Urbana e Rural (COFIR): Fabrício Moraes (Diego Lima) (MDB), Guilherme Barão (PDT) e Léo Lopes (PTB)

Comissão de Controle Externo e Fiscalização Financeira (COCEFI): Luana Camacho (PT), Hulda Alves (MDB) e Claudivan Brusque (Marcelo Gregório) (PSDB)

 

 

Comentários do Facebook