POLÍTICA

Leite prejudica servidores e sociedade ao ampliar déficit da previdência, avalia Mainardi

O projeto do Executivo que transfere 17 mil servidores para o regime de repartição simples da previdência, aprovado nesta quarta-feira (12) por maioria de votos na Assembleia Legislativa, vai ampliar o déficit do Estado, sustenta o líder da bancada do PT, Luiz Fernando Mainardi. “É uma completa irresponsabilidade”, diz.

Para Mainardi, a medida visa apenas permitir ao governo a utilização dos cerca de R$ 2 bi depositados no Fundo de Previdência dos Servidores (Funprev) para resolver os seus problemas de caixa. “A medida não é sequer coerente com o próprio discurso do governo e de sua base parlamentar.O governo quer resolver um problema de caixa e para isso compromete as finanças no médio e longo prazo, prejudicando um Fundo que foi criado exatamente para equilibrar o déficit previdenciário do estado”, diz.

Segundo o parlamentar, o governo e sua base parlamentar perderam a legitimidade em falar de déficit da previdência. “Vejam: governos liberais, como o de Leite, sempre dizem que o problema da gestão fiscal é o déficit da previdência. Agora, Leite vai ampliar o déficit da previdência para utilizar algo em torno de R$ 2 bi que foram poupados pelos servidores e depositados no Funprev. Age apenas para resolver um problema de caixa, uma dificuldade eventual. É o cúmulo de um pragmatismo desavergonhado”, argumenta.

O líder oposicionista diz que a medida do governo prejudicará no médio e longo prazo não apenas os servidores, mas toda a população. “Leite está destruindo o que de melhor Tarso e Sartori fizeram para controlar o histórico déficit do Rio Grande do Sul”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa deputado Mainardi

Comentários do Facebook