RELIGIÃO

Freis falam sobre os principais momentos da Semana Santa 2021

Semana Santa iniciou com o Domingo de Ramos Foto: Divulgação TP

Chegamos na Semana Santa, o cume e ápice da fé cristã. Uma Semana Santa diferente, mas não menos importante e repleta de significado”. Assim definiram os freis Rinaldo Eberle e Tiago Frey, responsáveis pela paróquias Sagrado Coração de Jesus, de Candiota, e São José, de Hulha Negra.

Em 2021 não haverá missa presencial em razão da pandemia e impossibilidades particulares também impedirão a realização de missas virtuais no período. Ao Tribuna do Pampa, também de forma virtual, ao serem solicitados, os freis explicaram sobre os principais dias da Semana Santa e representação religiosa. “Na pandemia reaprendemos a força da espiritualidade e da fé de cada ser humano. E assim, nesta semana, reafirmamos que em Jesus Cristo está toda a nossa esperança para enfrentarmos todo este período de pandemia”, explanou frei Rinaldo Eberle. Confira as celebrações nas palavras dos freis:

– DOMINGO DE RAMOS – A abertura da Semana Santa aconteceu com o Domingo de Ramos no último dia 28 de março, aonde foi celebrada a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Aonde Jesus entra num jumento e o povo coloca ramos no chão, para acolher Jesus Cristo. A liturgia de ramos representa a vitória de Jesus na história. Em nossas paróquias- Sagrado Coração de Jesus, de Candiota e São José, de Hulha Negra) celebramos pela rádio e televisão (canais católicos) e colocamos ramos verdes nas portas das casas.

– QUINTA-FEIRA SANTA – Celebramos o lava-pés, gesto de humildade e uma explicação simbólica da eucaristia, como louvor a Deus e doação no serviço fraterno. Também é o dia da instituição da Eucaristia e designa a presença real de Jesus Cristo nas espécies de pão e de vinho. Já para nossos paroquianos colocamos a seguinte ideia: logo cedo colocar um jarro e uma toalha num lugar de destaque na casa.

– SEXTA-FEIRA SANTA – Celebramos a paixão e morte do Senhor Jesus, fonte de nossa salvação. A liturgia nos faz rezar, pensar e sentir no sofrimento de Jesus Cristo. Já para este dia, propomos as pessoas de deixarem o crucifixo nas janelas de suas casas.

– SÁBADO SANTO – À noite celebramos a vigília pascal, a passagem da morte para a vida de Jesus Cristo. A vigília pascal incorpora os filhos de Deus na ressurreição de Cristo. Nas várias leituras percorremos o caminho da salvação desde o Antigo Testamento até a Ressurreição de Jesus Cristo. Dessa maneira, propomos que os paroquianos coloquem uma vela ou uma lanterna acessa ao escurecer nas janelas de suas casas.

– DOMINGO DE PÁSCOA – Celebramos o dia mais importante da religião cristã. É o dia da ressurreição de Jesus Cristo que é o fundamento da fé cristã. É um dia de contagio do coração, a vitória do amor de Deus, que passa pelo sofrimento e a morte. Deixemos que o Deus-ressuscitado vença dentro do nosso coração e na nossa vida. Além do mais, propomos para este dia as pessoas deixarem uma toalha branca na janela, e se possível, um vaso de flores.

Os freis deixam uma mensagem à comunidade. “Que a Semana Santa possa encher o nosso coração de ânimo e esperança. A epidemia nos privou de estarmos próximos, porém queremos continuar unidos na oração. Rezamos pelo povo e pedimos que o povo reze pelos freis! Paz e bem”, desejaram Frey e Eberle.

Comentários do Facebook