Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Em março de 2018, o Tribuna do Pampa anunciou que o município de Hulha Negra havia adquirido os imóveis que um dia pertenceram à Cooperativa Tritícola Assis Brasil no centro de Hulha Negra. Em 23.03.2018, nesta coluna, afirmei que se tratava de um grande investimento que eu certamente faria se naquele momento prefeito fosse.
Os anos passaram e a concretização do negócio não evoluiu. Recentemente, foi anunciado que um grupo de empresários, instituições e empreendedores de Hulha Negra, adquiriram a maior parte da área e a maioria dos prédios, após o município abrir mão do negócio encaminhado, via judicial. O prefeito Renato Machado nunca quis receber os imóveis com inquilinos e moradores. O judiciário não resolveu estas pendências como o prefeito queria; afinal quem colocou os imóveis em leilão foi decisão judicial, deveriam ser entregues livres e desembaraçados.
As áreas onde se realiza a Festa da Semana do Colono e onde fica um improvisado ginásio de esportes não foi negociada e poderá ser adquirida pelo município. A turma que dizia que “assava no dedo” (gíria antiga esta) se o negócio saísse se deu bem. Porém, será conveniente fechar a compra este ano destas áreas que eram as que realmente interessavam ao município.
Impressionante é que passaram bem mais de três décadas entre a desativação das atividades da Cooperativa, nos anos 80, e um leilão das áreas saísse, com destinação de parte da mesma. Nas mãos de empreendedores, diversas novidades deverão surgir, valorizando, ainda mais, a região central da sede do município.
Em 1993, quando a primeira administração foi instalada, estava eu de prefeito, resolvi locar e revitalizar a maior parte da área da Cooperativa. Continuo achando que manter as estruturas em bom estado com o pagamento de um aluguel pelo município era o melhor a fazer. Na mesma época, os prédios do centro administrativo e da câmara municipal também foram revitalizados e estão plenamente úteis.
Em último ano de mandato, o prefeito de Hulha Negra precisa acelerar uma série de iniciativas. É sempre bom lembrar que, se perder as eleições, Renato Machado poderá se aposentar tendo concorrido 5 vezes ao cargo de prefeito e obtido 3 derrotas. Se ganhar, poderá se juntar a um grupo de raros na região, o dos que foram eleitos pelo povo 3 vezes. Logo, é melhor tirar do caminho o que atrapalha e focar nas ações que irão concretizar o sucesso da administração, no veredito popular de outubro.

Comentários do Facebook