PREVENÇÃO

Incêndio: cuidados simples podem evitar tragédias

Por Anderson Ribeiro

Com as baixas temperaturas e o uso de lareiras é importante ficar atento para que acidentes possam ser evitados Foto: Anderson Ribeiro/Especial TP

Está aberta a temporada das lareiras, fogareiros, aquecedores elétricos e fogões à lenha. Porém, o conforto e aconchego proporcionado por estes itens escondem riscos que podem acabar inclusive em tragédia. Por isso, o Tribuna do Pampa traz aos nossos leitores dicas e orientações para prevenir possíveis incêndios. Todo o cuidado é válido para evitar uma tragédia.
Conforme o comandante do 1º pelotão de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros de Bagé, segundo-sargento Mário César Vasconcelos Ritta, é muito importante alertar a população. Ele relata que um fato que causa muito incêndios é quando as pessoas fazem fogareiros caseiros, por exemplo, colocam carvão dentro de uma lata e acendem. “O correto é não fazer esse tipo de fogareiro, mas se fizer, tem que ter muito cuidado, principalmente no momento de acender o carvão. Se for utilizar de um fogareiro caseiro, o carvão deve ser acendido no lado de fora, pois é nesse momento que solta os gases tóxicos”, ressalta.
O comandante destaca ainda o cuidado com o uso do lençol elétrico e orienta que não deixem muito tempo ligado. Referente as lareiras, uma das orientações é que realize a limpeza das chaminés. De acordo com o comandante, algumas lenhas deixam resina e pode ser um combustível para incêndio. Então, a principal orientação dos bombeiros para quem utiliza fogões a lenha e lareiras de metal ou de alvenaria é a limpeza da chaminé, pelo menos, uma vez ao ano. O principal risco nesse tipo de equipamento é que a fuligem e a cinza acumulada nos dutos possam superaquecer e entrar em combustão. “Com as lareiras ecológicas precisa-se ter muito cuidado. Não colocar próximo a cortinas e sofás e não deixar crianças e animais de estimação ficarem perto. É importante frisar que na hora de abastecer a lareira ecológica, ela não pode estar acesa”, explica o sargento Vasconcelos.
Sobre o uso de estufas e aquecedores elétricos, o comandante destaca que também é necessários muitos cuidados, pois a prevenção pode evitar danos. “Também não se deve deixar as estufas perto de cortinas, camas e sofás. Se tiver tapete é recomendável retirar. Ou seja, não deixar perto de nada que possa se tornar um combustível para o fogo”, salienta o comandante, destacando que pessoas que moram em casas de madeira também devem cuidar o cano do fogão a lenha. Pois, se ficar encostando nas tábuas, com a caloria do fogo pode causar um sinistro.

Fique atento as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros

– Não una todas as ligações elétricas em um único circuito. Muitos aparelhos em uma só tomada aumentam o risco de curto circuito. Outra preocupação são os fios desencapados, que devem ser substituídos ou isolados devidamente.
– Mantenha materiais combustíveis distantes do fogão, nunca se sabe quando pode acontecer um acidente simples, que dependendo das condições, poderia ser desastroso e iniciar um incêndio.
– Não use cinzeiros como lixo, papéis, plásticos e outros materiais podem pegar fogo no momento de apagar o cigarro.
– Não deixe velas acesas perto de cortinas, papéis, roupa de cama nem de nenhuma espécie de tecido. São materiais que queimam com muita facilidade e rapidez.
– Caso sinta cheiro de gás em sua casa, pode ser um vazamento. Não acenda fósforos, isqueiros ou maçaricos e evite também acender e apagar luzes. Chame os bombeiros e caso seja possível, retire o botijão do local.
– Nunca deixe ferros de passar ligados muito tempo sem uso. Podem esquentar e provocar incêndios.
Após utilizar, lembre-se de verificar se o ferro está fora da tomada.
– Deixe produtos inflamáveis, isqueiros e fósforos fora do alcance de crianças.
Dica: lugares altos tornam o acesso de crianças mais difícil. Fósforos utilizando frequentemente em cozinhas devem ser mantidos em armários altos.
– Quando lareiras são acesas mesmo após serem apagadas, a brasa pode queimar novamente e iniciar um incêndio. Mantenha tapetes e tecidos distantes
– Observe estritamente as instruções de uso do fabricante
-Não permita acesso ou manuseio a crianças e idosos
-Faça inspeção do dispositivo e manutenção periódica
– Não use aquecedores, estufas e lençóis térmicos ligados na mesma tomada com outros aparelhos

Comentários do Facebook