CAPACITAÇÃO

Jovens de Pedras Altas participam do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Juventude Rural

Curso contou com a participação de 30 jovens de diversas cidades Foto: Divulgação TP

De 5 a 7 de julho, quatro jovens de Pedras Altas, participaram do primeiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Juventude Rural. O curso, que está em sua quarta edição, aconteceu no Centro de Treinamento de Canguçu para 30 jovens de diversos municípios da região administrativa de Pelotas. A atividade visou a integração da juventude à gestão das unidades de produção e a promoção da sucessão familiar.

De Pedras Altas, participaram quatro jovens, dois assentados do Glória e duas quilombolas, uma do assentamento Santa Inês e outra do quilombo Várzea dos Baianos.

Neste módulo foram tratados assuntos sobre a saúde mental da juventude, relações intrafamiliares, diversidade de públicos assistidos pela Emater/Ascar, sendo realizadas diversas dinâmicas motivacionais para a integração do grupo. Esta edição é composta por seis módulos, e conta com a participação de alunos dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Tavares.

Durante a abertura do evento, estiveram presentes autoridades municipais da região, como o gerente regional da Emater/Ascar, Ronaldo Maciel, vice-prefeitos, vereadores e diversos secretários municipais, além do coordenador dos centros de treinamento, Francisco Manteze, e dos pais e familiares dos alunos. Na ocasião, foi apresentada a coordenação desta edição, composta por seis extensionistas rurais da região.

O curso foi promovido pela Emater/Ascar, junto a secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Sicredi. Para a extensionista da Emater de Pedras Altas, Rozana Silva, o curso é muito importante para os jovens pedrasaltenses. “O meio rural está envelhecendo e precisamos tornar sustentável a permanência dos jovens que desejarem permanecer no campo”.

Comentários do Facebook