PLANO DIRETOR

Leituras comunitárias iniciam neste mês em Candiota

As atividades serão promovidas nos bairros e em alguns assentamentos do interior do município

A comunidade de Hulha Negra participou da leitura em setembro

A comunidade de Hulha Negra participou da leitura em setembro Foto: Simôni Costa/Especial TP

Depois de Hulha Negra, agora será a vez dos candiotenses participarem das leituras comunitárias. As atividades, que integram a primeira etapa do projeto referente à elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) de cada município, começarão a ser realizadas na Capital Nacional do Carvão na segunda quinzena de outubro. O arquiteto da prefeitura, Victor Daniel Cabral Torres, informa que as leituras serão individuais, tendo em vista que Candiota é um município atípico, onde os bairros são distantes uns dos outros. Estão programadas atividades na Vila Operária, São Simão, João Emílio, Seival, Vila Residencial e na sede do município, além de alguns assentamentos. Na zona rural, as localidades estão definidas, assim como as datas em que os eventos serão promovidos na cidade. Torres destaca que é fundamental que a comunidade participe das atividades. “Quanto mais participação, melhor vai ser o resultado. O principal é fazer uma boa leitura, para que o plano diretor seja de qualidade”, explica.

Em maio deste ano, representantes da Urcamp e das prefeituras de Candiota e de Hulha Negra assinaram os convênios para a realização do projeto, que é custeado pela Engie Brasil Energia, empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) que está sendo erguida na localidade de Seival, em Candiota. A elaboração dos planos é um compromisso assumido pela empresa como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As prefeituras estão fornecendo dados estatísticos dos municípios para a universidade, para auxiliá-la nas produções dos materiais.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, lembra que as informações coletadas pela equipe da Urcamp, tanto nas leituras técnicas como nas comunitárias, servirão de subsídio para as propostas que o plano irá apresentar sobre o município e que, quanto maior a participação da população local, melhor será o planejamento do crescimento futuro do município visando o bem-estar da população beneficiada. “Um Plano Diretor é um retrato do município com diretrizes que precisam contemplar as demandas da comunidade. E, para que ele seja realmente uma ferramenta eficiente para a gestão municipal, o diagnóstico precisa ouvir e contemplar as demandas das pessoas que vivem nas cidades e as conhecem bem”, destaca Stamm.

A UTE Pampa Sul deverá entrar em operação comercial em janeiro de 2019. O empreendimento terá capacidade instalada de 340 megawatts. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão.

HULHA NEGRA – Os hulhanegrenses participaram da leitura comunitária no dia 21 de setembro. Na atividade, que ocorreu na câmara de vereadores, técnicos da Urcamp apresentaram para a comunidade os objetivos da elaboração do Plano Diretor e os primeiros resultados das leituras técnicas já realizadas no município, e aplicaram um questionário e disponibilizaram um mapa para que os participantes pudessem apontar pontos dos meios urbano e rural da cidade que necessitam de atenção. “Este é o momento em que podemos confrontar as informações já colhidas, com a realidade da comunidade, que apontou aspectos positivos e negativos da cidade com relação aos nossos cinco tópicos de trabalho, que são o histórico, o urbano, o ambiental, o econômico e o jurídico. Pretendemos, com essa atividade, compreender o que a população deseja para Hulha Negra, para assim, poder desenvolver um Plano Diretor de acordo com a realidade e expectativas da comunidade”, explicou o arquiteto José Leonardo Castilho, que coordena a equipe da universidade que está executando o trabalho em ambas as cidades. O grupo é formado por oito bolsistas e 15 profissionais, entre eles arquitetos, engenheiros e administradores.

A atividade marcou também a finalização da primeira fase de elaboração do plano e antecede a realização da primeira audiência pública no município, que deverá ser realizada no final de outubro. A expectativa é que o trabalho de elaboração do Plano Diretor de Hulha Negra seja finalizado em 14 meses.

Comentários do Facebook