DIA DAS MÃES

Mãe de gêmeos: candiotense fala sobre a experiência da gravidez e dos primeiros dias da maternidade

Cristiane diz ter descoberto um amor diferente de todos os outros Foto: Roberta Hecht/Especial TP

Neste domingo (9) é comemorado o Dia das Mães. Apesar de uma mãe ser importante em todos os momentos de um filho, uma data especial a ela também foi dedicado, e há décadas, o segundo domingo de maio é ainda mais especial, seja pela união entre os filhos ao lado da mãe, o almoço especial ou aquele presente escolhido “a dedo”.

Por sua capacidade de amor incondicional, acima de todas as coisas por seus filhos, o Tribuna do Pampa também não poderia deixar de prestar uma homenagem a todas as mães, pelo amor, coragem e cuidado com seus filhos, não importando a idade.

E como forma de prestar esta homenagem o TP traz uma matéria especial com a candiotense Cristiane da Silva Leivas Barreto, mãe dos pequenos Guilherme e Caetano, de pouco mais de um mês de vida. Desta forma, prestamos uma homenagem a todas as mães pelo seu dia.

“Descobri um amor diferente de todos, estou apaixonada”

Gêmeos Guilherme e Caetano nasceram no dia 1º de abril Foto: Divulgação TP

Assim descreveu a candiotense de 40 anos, bióloga e Técnica em Segurança do Trabalho, Cristiane da Silva Leivas Barreto a respeito da maternidade. Mãe de primeira viagem dos gêmeos Guilherme e Caetano, nascidos em 1º de abril de 2021, que completaram um mês em 1º de maio, ela contou a reportagem sobre a vontade de ser mãe. “Sempre pensei em ser mãe, mas nunca tive pressa, queria ter certeza de estar com a pessoa certa e no momento certo”.
Ao ser questionada pelo TP sobre a descoberta da gravidez e, posteriormente saber que seriam gêmeos, Cristiane disse ter sido uma gravidez planejada, porém também ter sido inevitável sentir um pouco de medo. “Sempre tive um pouco de medo, tanto da gravidez quanto de pensar se eu daria conta de cuidar de um bebê com toda a dedicação que ele merece. Quando descobri que eram gêmeos levei um choque, foi um misto de felicidade e medo novamente. Pensei: Meu Deus, já tinha medo de cuidar de um e agora com dois como vou fazer?! Custou a cair a ficha durante uns dias, mas depois vi que apesar de ter um trabalho dobrado fui abençoada com dois bebês”, contou a mãe, acrescentando que tudo correu bem, tanto na gestação como no parto.
Sobre o sentimento após o nascimento dos pequenos, Cristiane fala em alegria. “Descobri um amor diferente de todos, estou apaixonada! Fico olhando aqueles serzinhos e sei que eles dependem do nosso cuidado e do nosso amor. Faço tudo da melhor forma que posso, todos os dias é um aprendizado”, contou.

ROTINA EM DOSE DUPLA – Um bebê muda toda a rotina de uma casa, dois bebês então? Muito mais! Fraldas, mamadeiras, banhos, tudo passa a ser em dose dupla. O TP pediu a Cristiane que contasse um pouco sobre a rotina com os gêmeos. “É um pouco corrido, porque é tudo em dobro: duas trocas, dois mamás, dois banhos… São de seis a oito trocas diárias mais ou menos. Revezo a amamentação com peito e fórmula, umas quatro mamadeiras e quatro no peito. E nesse primeiro momento, eu e meu marido optamos por cuidar sozinhos. Fizemos tudo juntos, somos parceiros na hora de atender eles. Pensamos que é um momento nosso de aprendizado, então enquanto der, vamos nos virando e curtindo cada momento com eles”, relatou a jovem mãe.

Cristiane Leivas diz estar
conseguindo conciliar o cuidado
com os filhos e a rotina diária Foto: Divulgação TP

ANTES E DEPOIS DE SER MÃE – O jornal também pediu para Cristiane fazer uma análise de sua vida antes e depois da maternidade. Ela disse que apesar do terrorismo inicial é possível conciliar. “Quando engravidei escutei um pouco de terrorismo tipo: ‘São dois?’, ‘Nossa, boa sorte!’, ‘te prepara que agora tu não vai ter mais vida’, ‘mãe não tem tempo nem de pentear o cabelo’. E se passou um mês e tenho pra dizer que dá tempo de pentear o cabelo sim, tenho uma vida normal, só não é a mesma porque agora é amor em dobro. É um pouco cansativo sim, claro, mas tudo é questão de adaptação e organização”, disse.
Cristiane também falou em realização e deixou uma mensagem. “Estou realizada em ser mãe, acho que é uma experiência maravilhosa e desafiadora. Cada dia penso em ser melhor, a gente vai se moldando aos poucos porque sabe que seremos o exemplo para nossos filhos. Quero passar pra eles tudo de melhor, a criação que tive dos meus pais. Acho que toda mulher deve levar palavras de otimismo umas as outras e não de pavor. Tudo é questão de jeito, no final tudo dá certo! Feliz Dia das Mães a todas as mulheres!”, desejou a mãe do Guilherme e do Caetano.

Comentários do Facebook