ESPECIAL

Mais de 540 vagas em cursos profissionais e técnicos ofertados pela UTE Pampa Sul

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O jornal Tribuna do Pampa dá continuidade ao especial “Conclusão da UTE Pampa Sul, consequências e impactos na região”. O primeiro registro da série, que contará com importantes informações sobre o empreendimento, abordou o fluxo de trabalhadores e a ligação direta com os municípios da região.

Neste segundo registro, o TP relembra os cursos profissionais e de capacitação técnica ofertados pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), que proporcionaram conhecimento e valorizaram a mão de obra da região.

Em entrevista ao TP, o gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, lembrou que a valorização da mão de obra regional foi um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul desde o início da obra, mas que para tal, dentro da política de responsabilidade social da empresa, entre 2015 e 2016 foram oferecidos 16 cursos de capacitação profissional em áreas ligadas à construção civil e montagem eletromecânica para os moradores dos municípios que fazem parte da Área de Influência Direta (AID) e Indireta (AII) do empreendimento.

No total, foram disponibilizadas 29 turmas, com 580 vagas, divididas entre Candiota, Hulha Negra, Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado e Pedras Altas, com cursos de pedreiro, armação de ferragem, carpintaria de formas, instalador hidráulico, pintor de obras, solda no processo eletrodo revestido, solda no processo MIG/MAG, montador de estruturas metálicas, solda no processo TIG, encanador industrial, eletricista geral, mecânica industrial, isolamento térmico industrial, pintura industrial, eletricidade industrial e montagem mecânica. No total, 417 pessoas foram capacitadas.

O objetivo dos cursos foi oferecer qualificação profissional para pessoas da região em que a UTE Pampa está sendo construída, de modo que tivessem condições profissionais de ingressar no mercado de trabalho, assim como, concorrer às vagas disponibilizadas para a obra da Usina. Os cursos foram desenvolvidos em parceria entre a UTE Pampa Sul, as prefeituras da região, as agências FGTAS/SINE e o SENAI/RS.

PÓS-TÉCNICOS – Houve também cursos de formação especializada para a manutenção e operação de usinas térmicas – os cursos pós-técnicos de “Operador de Processos de Geração de Energia Elétrica” e “Eletromecânico de Manutenção”. Eles foram oferecidos em parceria entre a ENGIE Brasil, empresa responsável pela UTE Pampa e o SENAI/RS, com o objetivo de formar mão de obra especializada para atuação em usinas térmicas, com a possibilidade de absorção parte dos alunos formados na fase de operação comercial da Usina.

Conforme Torres, as primeiras turmas tiveram início no segundo semestre de 2015. Duas novas turmas foram iniciadas em 2016 e outras duas em 2017, o que resultou em 132 alunos com formação teórica realizada durante um ano. Entre os formandos, os melhores alunos foram selecionados para a segunda etapa do curso, realizada por meio de estágios práticos em Usinas da ENGIE Brasil. Atualmente, 18 alunos, oriundos das terceiras turmas, estão realizando seu estágio na UTE Pampa Sul.

Entre os formandos, pelo menos, 36 foram contratados, sendo 23 diretamente pela Usina e outros 13 para atuar em outras empresas contratadas para prestar serviços na obra. Todos os contratados são de cidades da região.

Comentários do Facebook