PROTESTO

Manifestantes bloqueiam ERS-608 diante das péssimas condições da estrada

Protesto é pacífico e manifestantes afirmam deixar o local apenas com garantia de melhores condições para trafegar Foto: Divulgação TP

Um movimento popular, que inclui caminhoneiros, moradores, produtores rurais e lideranças políticas, bloqueou no início da manhã desta quinta-feira (5), a ERS-608, a cerca de 10km de Herval, próximo a localidade do Testão. O mesmo aconteceu há aproximadamente um ano, quando o grupo solicitava melhorias por parte do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer-RS).

O protesto, segundo os organizadores, é a única forma encontrada de chamar a atenção das autoridades do Estado para as péssimas condições da estrada, que liga Herval, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

“Voltamos a trancar a estrada depois de um ano porque não tem como andar mais. É uma manifestação pacífica, mas queremos que o Daer faça alguma coisa por nós. Faz tempo que eles estão com a promessa de patrolamento, mas até agora nada aconteceu”, registrou um dos manifestantes.

A passagem está totalmente bloqueada com caminhões atravessados na estrada. Para o TP, os manifestantes garantiram que só abrirão exceção para passagem de ambulâncias e pessoas doentes e continuarão no local até enquanto houver necessidade com a garantia de reverter a atual situação.

DAER – No final da manhã, após contato da reportagem com a assessoria de imprensa da autarquia, o Daer informou que a 7ª Superintendência Regional de Pelotas irá começar ainda nesta quinta-feira (5) a patrolagem da ERS-608, entre Herval e Pedras Altas, com extensão de 48 quilômetros. O Daer também informou a manutenção na ERS-655, estrada do Bote, em Herval, com extensão de 15 quilômetros. “A estimativa é de que entre dez e 15 dias os serviços já estejam concluídos, porém, a Superintendência Regional salienta que irá intervir o tempo que for necessário para recuperar a estrada”, consta na nota.

RESISTÊNCIA – Sobre a sinalização de melhorias, os manifestantes disseram que não sairão do local até que um representante do Daer apareça para dar uma satisfação. “Faz um ano que nós estamos esperando isso e eles não mandam nada, eles precisam mandar caçamba para fazer aterro ou não vai adiantar. Ano passado foi essa mesma conversa, dizem isso para que a gente saia da estrada, mas eles deixaram bueiro e cascalho do lado da estrada e não fizeram nada também”, respondeu um dos organizadores para a reportagem.

Atualizado às 11h49. 

Comentários do Facebook