CULTURA GAÚCHA

Marco da Batalha do Seival serviu de palco para início dos festejos farroupilhas em Candiota

Candiota distribuiu a centelha da chama para as entidades tradicionalistas do município e para a vizinha Hulha Negra

Diversos cavaleiros e cavaleiras participaram da distribuição da chama às entidades tradicionalistas Foto: Sabrina Monteiro TP

A semana começou carregada de tradicionalismo e amor pela cultura gaúcha em Candiota, mais precisamente na localidade histórica de Seival. Nesta segunda-feira (11), antes da cerimônia de distribuição da centelha da chama crioula no Centro de Eventos Antônio de Souza Netto, o grupo de cavaleiros e cavaleiras da ACC fez uma parada de orações junto ao Marco da Batalha do Seival, localizado  às margens da BR-293. As entidades tradicionalistas candiotenses receberam,
juntamente com a cidade de Hulha Negra, a centelha da chama crioula que foi distribuída para a 18ª Região Tradicionalista (RT) no último dia 3, em Santana do Livramento.

Na foto, o vice-prefeito, o secretário de Cultura, o patão da ACC e o prefeito de Candiota juntos na cerimônia Foto: Sabrina Monteiro TP

Após uma semana em meio a muita chuva e frio, a Associação de Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), foi recepcionada no Centro de Eventos Antônio de Souza Netto em uma cerimônia que contou com a presença de cavaleiros e cavaleiras de Bagé, autoridades dos municípios de Candiota e Hulha Negra, além dos integrantes de suas entidades tradicionalistas que colheram a centelha da chama que dará o inicio da Semana Farroupilha 2023.

 

ACENDIMENTO DA CHAMA

Prendas e peões acompanharam o acendimento da chama de 2023 Foto: Sabrina Monteiro TP

 

Na oportunidade, o patrão da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Bagé, Micael Paz Pinheiro, falou sobre a parceria com a ACC de Candiota na busca da chama. “Em nome do pessoal de Bagé, gostaria de agradecer por essa parceria que foi feita há alguns anos e deu certo, só tenho a agradecer pela colaboração. A cavalgada sempre tem um plano, e no caminho acontecem às dificuldades e as mudanças, mas juntos somos mais fortes”, ressaltou.

O patrão da ACC, Rafael dos Santos agradeceu a participação de todos e passou sua palavra ao representante de Bagé, Erlei Marques, por estar com problema na voz. Em sua fala, Erlei agradeceu Rafael, Micael e o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e toda sua equipe.

“Ontem eu ainda comentei sobre o trabalho excelente que vocês fazem para manter o tradicionalismo, para manter esses homens e mulheres com a nossa tradição viva. O nosso Rio Grande é muito grande e sempre será, pois não podemos deixar apagar esta centelha”, reforçou Erlei, falando sobre as dificuldades que encontraram no caminho por conta da chuva e do frio durante a cavalgada.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Diego Lima, agradeceu a ACC e os Cavaleiros e Cavaleiras de Bagé, pela busca da chama em Santana do Livramento. “Também agradeço ao Folador, a equipe da Secretaria e todos envolvidos na organização deste evento”, disse Diego.

O vice-prefeito e secretário de Turismo de Candiota, Paulinho Brum, fez agradecimentos aos cavaleiros e cavaleiras que foram em busca da chama. “Vocês são os grandes protagonistas, nós fizemos e faremos a nossa parte ajudando dentro do possível”, citou Paulinho.

Ao encerrar os discursos, o prefeito Folador fez o uso da palavra e ressaltou a importância do acendimento da chama. “A mensagem está dada, a continuidade do trabalho é de pai pra filho, de geração em geração de Antônio de Souza Netto”, disse o prefeito, falando sobre a revitalização realizada no Marco da Batalha do Seival.

 

HULHA NEGRA

Secretária Adriana fez o acendimento da chama de Hulha Negra Foto: Sabrina Monteiro TP

O município de Hulha Negra, de acordo com a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, busca a centelha da chama crioula em Candiota há cinco anos.

Em sua fala, a secretária que estava acompanhada pelos patrões e patroas das entidades hulhanegrenses, falou sobre o prazer e a emoção de estar mais uma vez em Seival. “A semana farroupilha e o 20 de setembro é algo que já vem no DNA do gaúcho. Quero dizer que estar com vocês neste momento, e fazer parte de todo esse movimento ao longo dos sete anos que estou à frente da Secretaria, é uma grade satisfação”, enfatizou a secretária.

Além do acendimento da chama crioula que dá o inicio da Semana Farroupilha, a cerimônia ainda contou com a entrega de certificados para as pessoas que participaram da cavalgada. A manhã se encerrou ao som do músico, Ênio Medeiros. O evento ainda contou com apresentações dos Talentos da Terra, oficinas e show na parte da noite.

 

PROGRAMAÇÃO

 

De 12 a 18 de setembro, as escolas e as entidades tradicionalistas irão realizar oficinas de chimarrão, campeira, culinária, dança, declamação, violão e música.

Já no dia 20, às 14h acontece o desfile de cavalarianos, seguido pelo desfile temático que terá seu retorno neste ano de 2023. Às 16h, acontece o chimarrão farrapo e logo em seguida haverá as apresentações dos grupos de dança do município e também de convidados. Às 18h30 a música será por conta de Joca Martins, e o encerramento será com o grupo Orgulho Gaúcho.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook