DE RENGUEAR CUSCO

Meteorologistas registraram -7,9 graus em Pinheiro Machado

Frio para gaúcho nenhum colo­car defeito. Assim é o inverno no município de Pinheiro Machado, mais precisamente em pontos do interior, onde a Sigma Meteorologia instalou estações capazes de confirmar o que os mo­radores já sabiam há muito tempo. Não há nada que se compare ao frio pinheirense. No amanhecer desta terça-feira (14), os termômetros chegaram a 7,9 graus negativos na localidade do Curral de Pedras e a geada cobriu o verde dos campos. No dia seguinte, 7,1 graus também abaixo de zero.

Agulhas de gelo se formaram no interior do município Foto: Sigma Meteorologia/Especial TP

Conforme contaram os pro­fissionais, em alguns lugares ocor­reu a formação de agulhas de gelo. “Esse é um fenômeno que ocorre quando a temperatura do solo (abaixo da relva) está acima de 0 graus e a temperatura do ar imedia­tamente acima do solo está abaixo de 0 graus. A água líquida subter­rânea é trazida para superfície por ação capilar, onde congela e forma uma crescente coluna de gelo pare­cido com uma agulha. Geralmente se forma quando a temperatura do ar fica próxima ou abaixo de -5°C”, explicaram.

O registro da manhã de quarta-feira (15) superou (e muito) a temperatura de São José dos Au­sentes, considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul. Por lá, os termômetros marcaram -6,1 graus. Por mais um inverno, desde 2016, a Sigma realiza um trabalho que visa chamar atenção para as potenciali­dades da região da campanha. E tem conseguido.

Para a reportagem, o grupo explicou por que os registros não aparecem nos dados de telejornais do Estado e do Brasil – contendo es­sas temperaturas extremamente bai­xas e que destacariam o município no cenário nacional. “Normalmente eles utilizam dados de estações do governo, do Instituto Nacional de Meteorologia e essas que a gente instala são particulares, de proprie­dade da própria empresa, mas isso não significa que os dados estão incorretos. É só pelo fato de muitos deles utilizarem apenas os dados oficiais do governo e, infelizmente, essas estações são poucas. Além disso, a maioria delas instaladas em locais que não representam os microclimas, por exemplo, a temperatura registrada no alto da cidade de Pinheiro Machado é uma em determinadas condições e a que observamos em locais mais baixos são diferentes, por isso a importân­cia de explorarmos as características peculiares que temos”, detalharam.

Formação de gelo ainda podia ser visualizada no decorrer da manhã Foto: Sigma Meteorologia/Especial TP

Comentários do Facebook