Depois de enfrentarem 48 horas de viagem de ônibus, militantes e lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região, já estão em Brasília para a posse do terceiro mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que acontece na tarde deste domingo (1°).
Eles partiram na última quinta-feira (29) de Candiota em direção à capital federal e se juntaram a outros seis ônibus de várias regiões do Rio Grande do Sul.
A vereadora de Candiota, Luana Vais (PT), que viajou no ônibus da região, disse que a participação da posse de Lula é a realização de um sonho, depois de muita luta. “Estamos realizados, porque sonhamos muito com este dia, que nós ajudaremos a reconstruir um Brasil solidário, com prosperidade para todos, um país de esperança. A volta do presidente Lula significa a dignidade do povo brasileiro. É um momento histórico, onde a democracia venceu o ódio”, disse.
Luana assinalou que a viagem foi tranquila e que a capital federal também vive um clima de paz.
Sete pessoas de Candiota e outras 24 da região foram a Brasília. Eles estão acampados no estádio Mano Garrincha e amanhã pela manhã fazem uma marcha em direção à Esplanada dos Ministérios, onde acontece uma série de atividades comemorativas e políticas em relação à posse de Lula e do seu vice Geraldo Alckmin (PSB).
Ao todo são esperadas 400 mil pessoas de todo o Brasil para a posse.