EDUCAÇÃO AMEAÇADA

Mobilização vai mostrar a importância da Unipampa e do IFSul para a região

O evento é parte da Greve da Educação, que acontece em todo o Brasil nesta quarta-feira (15)

Haverá protestos em todo o país Foto: Divulgação TP

Em resposta ao anúncio pelo Ministério da Educação (MEC) de cortes ou contingenciamen­to dos recursos destinados ao custeio das instituições federais de ensino, entida­des do setor convocaram suas categorias para uma paralisação nacional nesta quarta-feira (15). A Greve Nacional da Educação foi definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e tem o apoio da União Nacional dos Estudes (UNE) – que representa os universitários brasileiros. “A greve nacio­nal da educação em 15 de maio é uma resposta a todos os ataques que a educação pública, os professores, es­tudantes, técnicos adminis­trativos vêm sofrendo, com toda essa perseguição ideológica e política”, explica Caroline Lima, 1ª secretária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES­-SN).

A diretora do Sin­dicato Nacional exempli­fica a perseguição com a declaração do Ministro da Educação e do presidente da República que incentivam a filmagem de docentes por alunos. “No momento em que temos um chefe de Estado que diz que é direito do estudante filmar professor, isso nada mais é do que a criminalização de professores e professoras. Além de um desrespeito total à autonomia das esco­las e das universidades, dos institutos federais e Cefet”, explica.

Na região, as mobi­lizações estão concentradas em Bagé. Segundo o pro­fessor/doutor de História da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessando Carvalho Bic­ca, o objetivo é fazer uma mobilização durante todo o dia na Praça do Coreto, no centro da cidade, mostran­do para a população toda a importância não só da Unipampa, mas também do campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Ele explica que du­rante o dia estarão sendo apresentados trabalhos de pesquisa, de extensão e tam­bém a importância dessas duas instituições tanto do ponto de vista da educação como econômico. “São qua­se 600 servidores e 2,5 mil alunos. Isso movimenta de forma intensa a economia de Bagé e região. Imagina isso sendo retirado?”, inda­ga ele, que faz parte de um coletivo de servidores que estão organizando a mani­festação, com o apoio da Seção Sindical dos Docen­tes da Universidade Federal do Pampa (SeSUnipampa).

O acadêmico do 7º semestre do curso de Letras­-Português da Unipampa e integrante do Movimento Estudantil da universidade, Matheus Santos, se mostra preocupado com as medidas do governo federal. “Se persistir os cortes seremos muito afetados aqui na Uni­pampa”, disse.

Matheus ressalta que os estudantes estarão mobilizados desde às 8h da manhã de quarta-feira. Ele diz que além da mostra de trabalhos, haverá apre­sentações artísticas, aulões públicos, apresentações mu­sicais e oficinas. Para fechar a mobilização, a partir das 18h, com concentração na Praça Esportes, será feira uma passeata ao longo da avenida Sete de Setembro, no centro de Bagé. “A ideia é que esta passeata seja composta por discentes e docentes da universi­dade, do IFSul, além de alunos das escolas públicas e pessoas no geral que se solidarizam com esta causa em prol da educação e das universidades brasileiras”, convoca.

PROGRAMAÇÃO

PRAÇA DO CORETO
8h – Início da mobilização; montagem da exposição (aberta todo o dia)
9h – Abertura da exposição de trabalhos
10h – Sarau Projeto Confraria Poética (responsável Profª Vera Medeiros)
10h30 – Momento do Grupo Enegrece
11h – Aula na praça: Utopias (responsável Prof. Rodrigo Faveri)
11h – Oficina de composição de canções de protesto sobre universidade e sociedade no Brasil (responsáveis Prof. Rafael Silva e Profª Carla Lopardo)
14h – Aula na praça: SINAES e Avaliação de Cursos (responsável Profª Ana Ludke)
14h30 – Sarau Projeto Confraria Poética (responsáveis Prof. Vera Medeiros e bolsistas do PET Letras)
15h – Aula na praça (responsáveis Profª Lúcia Teixeira, Profª Luana Zambiazzi e Profª Elaine Martha)
15h – Aula na praça: Culturas Anglófonas (responsável Profª Fabiane Lazzaris)
15h – Aula na praça (responsável Prof. Rodrigo Faveri)
15h – Grupo de Práticas Vocais (Profª Lúcia Teixeira + Profª Luana Zambiazzi)
16h – Aula na praça (responsável Prof. Alessandro Bica)
17h – Aula (responsável Prof. Hélvio)

PRAÇA DOS ESPORTES
17h /18h – Oficina de percussão (responsável Prof. Rafael Silva)
18h – Caminhada da Praça dos Esportes até Praça do Coreto

CAMPUS BAGÉ UNIPAMPA
19h30 – Aula no saguão com Projeto Baque do Pampa
Sarau no saguão (responsáveis Profª Vera Medeiros e discentes de História da Literatura Brasileira II)
20h – Palco aberto (coordenação Professores e alunos do curso de Música)
21h – Abraço ao campus

 

* Atualizada em relação ao impresso com inclusão da programação

 

Comentários do Facebook