TRADICIONALISMO

Municípios organizam programações para o início dos Festejos Farroupilha

A partir do próximo dia 11 de setembro, os municípios de cobertura impressa do jornal já começam a realizar as programações alusivas a Semana Farroupilha, que tem encerramento no próximo dia 20. Conforme o contato realizado com as prefeituras e entidades responsáveis pela organização, cada cidade conta com uma programação diferente, inclusive nas datas. Confira.

 

CANDIOTA

Centelha da chama chegou em Candiota na terça-feira (3) Foto: Divulgação TP

Em Candiota, a distribuição da Chama Crioula está programada para acontecer no próximo dia 11. De acordo com a programação, o pessoal da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), deve receber um almoço no Marco da Batalha da Proclamação da República no dia 10, e na quarta-feira (11), devem se reunir no Centro de Eventos Antônio de Sousa Neto, em Seival,  às 10h30, para a distribuição da chama para as entidades do município. Haverá almoço para o grupo no PTG Combate do Seival, e às 15h uma Oficina de Chimarrão será realizada no Centro de Eventos, seguida por Oficina Campeira de Concurso de Rédeas, espetáculo de encenação da Republica Riograndense e finalização com o show de Lizandro Amaral, a partir das 19h, e em seguida com o grupo Marcas do Tempo.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Juliano Corrêa, informou que neste ano o projeto aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) referente a Semana Farroupilha, foi denominado como – Festejos Farroupilha na República Riograndense. “O nosso projeto foi aprovado pela LIC do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, aonde nós captamos 100% do projeto, que são R$ 200 mil, com a Farmácia São João, Rede Peruzzo e Rede Super”, explicou o secretário, destacando que estão concluindo as atividades que serão realizadas durante a semana, que deve ser encerrada no dia 20 de setembro, com o tradicional desfile.

 

HULHA NEGRA

No município de Hulha Negra, a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, informou que irão buscar a chama em Candiota no próximo dia 13, mas que ainda não foi definido em qual entidade será. “Vamos nos reunir no clube da localidade da Colônia Nova Esperança, e lá eu vou entregar a centelha para as entidades tradicionalistas”, disse, reforçando que no dia 20 haverá o desfile como sempre é realizado em todos os anos.

 

PEDRAS ALTAS

A chegada da chama, que neste ano foi distribuída em Cerrito para os municípios da 21ª Região tradicionalista, incluindo Pedras Altas e Pinheiro Machado, deve chegar no dia 9, na Cidade do Castelo. A chama ficará na Brigada Militar do município até o dia 13 de setembro, quando será encaminhada para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela de Pedras Altas. A primeira ronda estará a cargo do Piquete da Tala, segundo informou o patrão da entidade, Zeferino Cunha Sória.

 

PINHEIRO MACHADO

Em Pinheiro Machado, a centelha da chama também chegará ao município no dia 9 de setembro, e ficará na Brigada Militar até o dia 13. De acordo com o vice-patrão do Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves, Eduardo Rita, neste dia o Pelotão Mirim marchará com a chama até a entidade, a parir das 13h30.

Aos chegarem no local, o protocolo de abertura da Semana Farroupilha será realizado e logo após os alunos do Pelotão irão participar de uma palestra sobre a fundação do Lila Alves e a Chama Crioula. Na oportunidade, eles passarão por uma integração com os alunos da Escolinha do Laço, onde irão aprender a laçar na vaca-parada, entre outras atividades. Na parte da noite, a Escolinha irá servir um jantar na ronda que acontece antes do baile com o grupo Chiquito & Bordoneio após às 22h, com entrada franca.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook