Na região

Esta semana, estive algumas horas na Câmara de Vereadores de Candiota acompanhando o relançamento da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul. Uma maneira de colocar o assunto em evidência, no momento em que o governo estadual pretende privatizar a CRM.
Escrevi dia desses a respeito do problema energético brasileiro, que está operando próximo do limite da capacidade, sem projetos relevantes de construção de novas usinas de produção de energia e dependendo da chuva no centro e nordeste do país para não entrar em colapso. Escrevi que não há como pensar em grande salto econômico em pouco tempo em razão da falta de energia.
O carvão, no Brasil, enfrenta o conceito de ser fonte de energia suja, poluente. Alguns falarão em preconceito.
Grandes potências, que poluem muito mais que nós, como Estrados Unidos e China, preocupam-se menos com clima.
O carvão é o que temos, entre outras coisas, e estamos acostumados a empresas que convivem da forma mais pacífica possível com ele. A comunidade científica e os que estão politicamente corretos são contra. O governo federal, que não parece muito preocupado com as coisas do meio ambiente, poderia viabilizar uma terceira Usina na região. Quem está mais próximo disso é a Ouro Negro, liderada pelo ex-prefeito de Pedras Altas Sílvio Marques Dias.
Conversei com o pessoal que trabalha com Galvão Bueno. Percebo que grandes empresários estão além da soja, plantando uvas e oliveiras. Alguns oásis de produção onde se busca ganhar muito em pequenas áreas pipocam na região. Assis Brasil já falava disso há mais de um século.
Percebi, também, a movimentação política mais evidente em Candiota. Folador e Adriano estavam no evento. Candiota melhorou imensamente nas últimas três décadas, principalmente em se tratando de pavimentação e saneamento. Porém, os grandes projetos destas décadas não têm origem na população local. Entre os locais, o empreendedor que se destaca é o Município.
Em Hulha Negra, a Festa da Semana do Colono é o evento que estará em pauta no próximo mês.

Comentários do Facebook