INSTITUTO GERMINAR

Nova estrutura vai atender mais de 50 crianças da rede escolar com deficiência de Pinheiro Machado

Evento contou com a presença de autoridades, familiares e alunos com laudo que serão atendidos Foto: J. André TP

Ofertar um atendimento mais amplo, voltado para a Educação, para que o aluno tenha um respaldo maior no âmbito da aprendizagem na sala de aula é o objetivo principal da inauguração, na tarde de terça-feira (28), do Instituto Germinar.

Estruturado nas dependências da escola Hipólito Ribeiro, inicialmente os atendimentos devem chegar a 55 crianças que possuem laudo, diariamente conforme cronograma e em turno inverso ao escolar, mas a secretária de Educação de Pinheiro Machado Jaqueline Castro dos Santos, disse que posteriormente os atendimentos devem ser ampliados.

De maneira emocionada, ela comemorou a inauguração do Centro de Educação Inclusiva, destacando ser um dia muito esperado para pais e alunos, pois vai ampliar os atendimentos para crianças com qualquer tipo de deficiência da rede municipal ou estadual.

Ela explicou que além do atendimento com professor de AEE que existe na rede, as crianças terão atendimentos com multiprofissionais como fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional inicialmente. “Estamos em processo de contratação de outros profissionais. Com o Instituto e os multiprofissionais, queremos auxiliar para que aluno possa interagir com os demais colegas, ampliando habilidades e competências para que na sala de aula esse aluno possa interagir de uma forma que os direitos dele sejam respeitados e que eles possam ter dependência futura e cada um possa viver sua vida da melhor forma possível”, destacou a secretária.

Entre os presentes estavam vereadores, secretários, o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, e a secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, todos integrando a mesa de autoridades.  A cerimônia teve início com a apresentação dos talentosos alunos da Banda Furiosa da EMEF Manoel Lucas Prisco.

O consultor em Gestão Pública, Gonçalino Mesko da Fonseca, destacou a importância da implantação do Instituto Germinar, enfatizando que a realização desse projeto foi possível graças à colaboração de muitas mãos em prol da educação inclusiva.

O prefeito Ronaldo Madruga ressaltou que o Centro é uma das obras mais significativas da gestão atual, enfatizando seu compromisso com a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento da comunidade.  “Esse projeto era tão sonhado e vai mudar a realidade das pessoas que precisam deste atendimento. O que fizemos é tão grandioso quanto qualquer obra que inauguramos em Pinheiro Machado. Devemos nos preocupar com as pessoas, são elas que fazem a nossa cidade, e não faria sentido não colocar nossos moradores em primeiro lugar, principalmente aqueles que mais chamam a atenção de nossa atenção”.

Além da apresentação da placa do Instituto, alunos e pais participaram do plantio de 11 mudas de girassol, símbolo representativo do Centro, simbolizando, não apenas o crescimento das plantas, mas também o florescimento das oportunidades e do desenvolvimento pessoal que o Instituto Germinar proporcionará.

Os recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes foram destinados através de emenda impositiva da vereadora Laura Ratto. “O sentimento é gratidão, desde 2021 estamos na luta por esse centro em nosso município. Feliz demais em estar fazendo parte disso, e muito feliz por tantas famílias receberem todo atendimento que merecem. O centro atenderá todo município e contará com uma equipe multidisciplinar com atendimento em excelência”, afirmou a vereadora.

 

TUDO MAIS FÁCIL

Rosane Castro Foto: J. André TP

Para a mãe de um menino autista de 2 anos e 8 meses, Rosane Castro, a inauguração do espaço tem muito significado. Ela explica que semanalmente precisava se deslocar até a cidade vizinha de Piratini, distante quase 60km. “Se ele tivesse uma crise ou se precisássemos de algum atendimento, fora do dia de atendimento, ficava bem difícil”, assinala ela, destacando que agora tudo será mais facilitado, inclusive para os pais, que também precisam de apoio e orientações.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook