DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Reeleito, coordenador do Fórum das Águas acredita que novo governo federal aportará recursos na região

Assembleia ocorreu na última semana na Câmara de Candiota Foto: Divulgação TP

O Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate às Estiagens, o Fórum das Águas, realizou na última quarta-feira (19), a sua assembleia para a escolha da nova coordenação do organismo de representação regional.
Na oportunidade, em encontro realizado na Câmara candiotense, o vereador de Candiota, Guilherme Barão (PDT), que já estava na coordenação, foi reconduzido por mais dois anos de gestão, assim como todos os demais membros (veja no quadro).

RETOMADA – O coordenador reeleito disse ao TP, que a principal meta deste próximo mandato é a retomada do diálogo com as entidades da região, como sindicatos e cooperativas, entre outras, no sentido de agregar força ao trabalho. Guilherme evidenciou nos últimos seis anos de governo federal que não se conseguiu avançar, pois até se tinha programas, porém não havia recursos disponíveis nos ministérios. “Esperamos que agora, com o PT novamente no comando, que tem um olhar voltado para o social, possamos voltar a ter esses recursos para que possamos acessar, via nossa articulação política do Cideja e do Fórum, no sentido de fomentar o desenvolvimento regional”, assinalou.

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de maio, o Fórum estará em Brasília, segundo Guilherme, onde a principal pauta será no Ministério de Minas e Energia, que é uma solução para Usina de Candiota (Fase C), que tem seus contratos de fornecimento de energia vencendo em 31 de dezembro de 2024. “Essa é nossa prioridade de momento”, assinalou Guilherme.

SOBRE O FÓRUM – Criado em 2007, o Fórum das Águas é que deu origem em 2009, ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Na ocasião, o Fórum havia conseguido junto ao governo federal, via Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), no segundo mandado do presidente Lula (2007-2010), uma das maiores patrulhas mecanizadas públicas do Brasil, sendo que para haver o repasse dos maquinários era necessário a criação de um consórcio entre as prefeituras envolvidas.

O Fórum é considerado o braço político do Cideja, porque é formado pelas câmaras de vereadores e vereadoras dos sete municípios participantes (Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Herval, Pinheiro Machado e Piratini), além de entidades da sociedade civil organizada desses municípios.

COORDENAÇÃO PARA O BIÊNIO 2023/2024

Coordenador: Guilherme Barão (vereador do PDT de Candiota)
Vice-coordenador: Dalvir Zorzi (vereador do PT de Hulha Negra)
1º Secretário: Renato Souza (vereador do MDB de Acegua)
2ª Secretária: Hulda Alves (vereadora do MDB de Candiota)
1º Tesoureiro: Getúlio Porto (Vereador do PDT de Hulha Negra)
2ª Tesoureira: Laura Ratto (vereadora do MDB de Pinheiro Machado)
Conselheiros: José Auri do Carmos (vereador do PT de Piratini), Viviane Albuquerque (vereadora do PP de Pedras Altas) e Edinaldo Azevedo (vereador do PT de Herval).

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook