Um processo que se arrastava desde 2014, finalmente no próximo dia 24 de março, às 10h30, terá um final feliz.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Claire Kuhn, juntamente com o prefeitos Luiz Carlos Folador (Candiota), Fernando Campani (Hulha Negra) e Marcus Vinícius Aguiar, o Peti (Aceguá) estão convidando para o ato de inauguração da nova ponte sobre o rio Jaguarão, situada no tríplice limite dos municípios. Para Hulha Negra e Candiota é um presente de aniversário, já que os dois municípios completam 33 anos de emancipação do dia 24.
Com recursos do governo federal e contrapartida do Estado, a ponte de concreto era um antigo sonho das comunidades rurais dos três municípios, bem como de Pedras Altas e Herval, que utilizam o caminho, especialmente para ir até o Hospital da Colônia Nova.
Com muitas idas e vindas, a obra foi possível depois de inúmeros esforços conjuntos das forças políticas da região, lideradas pelo Cideja e pelo Fórum das Águas.
A ponte possui 92 metros de comprimento e 7,2 metros de largura. O volume total de concreto utilizado foi de 338 m³, com o valor aplicado de R$ 3,3 milhões. A obra foi executada pela empresa Lavoro Engenharia. A antiga estrutura era de madeira e oferecia muitos riscos, tendo sido interditada em 2020.