O legado da UTE Pampa Sul

O fim das obras da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowiski), traz uma espécie de ressaca, especialmente para Candiota, mas também para os municípios do entorno, como Pinheiro Machado, Hulha Negra e Bagé.
Foram cerca de cinco anos de muitas movimentações, que atingiu seu ápice em 2018, com cerca de 5 mil pessoas empregadas na obra, afora toda a cadeia de empregos indiretos nos ramos da alimentação, hospedagem e toda sorte de serviços. Agora, tudo voltou ao normal e o ritmo frenético já não existe mais.
Mas isso era previsto e está sendo bem absorvido pela cidade e a região, que agora experimentam o que o Brasil vem passando desde 2014. Contudo, é importante frisarmos, inclusive para um marco histórico, o legado positivo que a obra deixa.
Não há queixa de um só calote dado na cidade. Pode até ter havido, mas não com a repercussão de outras ocasiões, onde se deixou um rastro de dívidas no comércio e com os trabalhadores.
A Tractebel, inicialmente, que depois passou a se chamar Engie, desde os primeiros movimentos de chegada, sempre teve escalado um time de muita competência e profissionalismo para gerir não só a obra em si, mas sem descuidar dos severos compromissos ambientais selados junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), bem como as diversas demandas colocadas pelas comunidades atingidas de alguma forma pelo nova usina.
A vinda da UTE Pampa Sul para a região é um marco para o nosso desenvolvimento. Comprova de forma maiúscula o quanto o carvão mineral pode acrescentar de qualidade de vida e progresso para a nossa ainda tão subdesenvolvida região. Precisamos ser gratos aos homens e mulheres da UTE Pampa Sul (Engie), que com sua capacidade, profissionalismo e responsabilidade social ajudaram a transformar nossas vidas para melhor, sendo que o legado ainda não terminou.
Lutamos e o TP tem sido um modesto bastião neste sentido, para que o governo federal enxergue de uma vez por todas que o carvão mineral é a nossa redenção econômica e social.
Assim, aguardamos e nos mobilizamos para novos empreendimentos e que tenham o perfil da UTE Pampa Sul, trazendo emprego, renda e qualidade de vida para nossa tão sofrida gente.

Comentários do Facebook