O líder

O escritor James H. Hunter trata dos conceitos técnicos de liderança servidora. É um dos mais lidos do planeta. O autor define que liderar é influenciar. Define liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Nesta definição as palavras mais importantes são habilidade, influenciar e caráter”.

As pessoas significativamente influentes nas nossas vidas, pais, chefes, professores, amigos, são pessoas que têm qualidades.

Segundo o autor, liderança exige:
1. Paciência – Ter paciência é demonstrar autocontrole. Esta qualidade de caráter é essencial para um líder na medida em que paciência e autocontrole são os fundamentos do caráter e, portanto, da liderança.
2. Gentileza – É dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros. Tratar os outros com cortesia.
3. Humildade – Os líderes humildes consideram sua liderança uma enorme responsabilidade e levam muito a sério a posição de confiança e as pessoas a eles confiadas.
4. Respeito – Tratar todas as pessoas com a devida importância.
5. Altruísmo – Atender as necessidades dos outros.
6. Perdão – É uma habilidade de caráter. Saiba que as pessoas vão errar. Por isso, é necessário aceitar as limitações nos outros e ter uma enorme capacidade de tolerar a imperfeição.
7. Honestidade – Não tentar enganar ninguém.
8. Compromisso – Ser fiel a sua escolha.

No momento em que estamos a pouco mais de três semanas de começarmos a definir quem serão, principalmente, presidente e governador, parece-me importante que sejam analisadas as qualidades dos candidatos.

Os grandes veículos de comunicação têm como pauta desqualificar os candidatos, colocando em segundo plano a história de sucessos de cada um. William Bonner, do Jornal Nacional, ao entrevistar os presidenciáveis, mostrou ao país recentemente que não passa de um leitor de notícias, tal a mediocridade do encaminhamento das entrevistas.

Temos excelentes candidatos na disputa, com suas virtudes e defeitos. Resta observar e escolher bem, de preferência analisando os pontos positivos de cada um deles.

Comentários do Facebook