O que é mais importante?

Um dos temas do momento é a CPI da Covid. Há pouco a acrescentar ao que se sabe. Certo é que em poucos dias mais de meio milhão de brasileiros terão perdido a vida e vamos no rumo de mais cem ou duzentos mil em pouco tempo. Olho para o que ocorre nos Estados Unidos, média móvel de mortes dos últimos sete dias, 332; no Brasil, 2025. Dados de 16 de junho. Para cada dois brasileiros vivendo no Brasil existem três americanos vivendo nos Estados Unidos.
Serão punidos os responsáveis pelo descalabro que há no Brasil no controle da pandemia? Será que o único problema é o comportamento do povo?
Obrigaram os jogadores a participar da Copa América. Para estes, que jogam na Europa, quase todos, ganhar esta Copa significa nada. Mas o evento serve para distrair e colocarem segundo plano o que é mais importante.
Fico a me perguntar: o que é mais importante?
Será o agronegócio? Produzir no meio rural ocupa a cada dia menos pessoas. Estas, precisam de empregos.
Será oferecer auxílio emergencial de pequeno valor?Tá certo, muitos do povo se contentam com pouco, quase nada. Mas quase nada muitas vezes é muito.
Será fazer a “dança da chuva” e pedir aos deuses que chova para que tenhamos energia para manter as coisas básicas?
Será vacinar as pessoas e esperar que elas sigam às compras, para acelerar a economia? Ir às compras com menos recursos que tinham antes do início da pandemia e com preços mais altos.
Será aumentar os juros para combater a inflação? Este governo federal está bem perto de tirar dos trilhos um avanço de duas décadas e meia de controle da inflação.
Será continuar apostando no modelo exportador de comodities, ferro, soja, etc.?
Não sei o que é mais importante.
Parece-me que a ciência deveria ser o mais importante. Não só para combater a pandemia. Deveria ser mais importante na hora do povo escolher o próximo presidente. Este, ungido pelo povo, deverá ter educação, sabedoria, conhecimento e experiência para administrar o país.
Saberá o povo reconhecer as diferenças entre os candidatos? Não tem sido o que ocorre.

Comentários do Facebook