A Festa Julina de Pedras Altas (Fejupa), chegou a sua 9ª edição de atividade. Realizada neste ano entre os dias 26, 27 e 28 de julho, o evento foi um verdadeiro sucesso e a equipe responsável pela organização acredita que mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo local durante os três dias.
Em conversa com a coordenadora de Cultura do município, Karlla Mendes, ela destacou que a programação atraiu muitas pessoas de diversas cidades da região, sendo que no sábado e no domingo tiveram lotação máxima no largo da praça central Joaquina de Assis Brasil, denominado como Largo Municipal Milton da Silva Quadros. “Essa edição superou nossas expectativas com toda certeza. Ela foi especialmente pensada para o nosso público, e eles retribuíram comparecendo em massa no evento! Tivemos alguns imprevistos durante o evento e ainda assim o nosso público permaneceu conosco e não desanimando em nenhum momento”, falou ela, reforçando que a grade de shows agradou a todos os públicos, pois receberam muitos elogios e bons feedbacks em relação a isto.
Ao ser perguntada sobre o dia com maior público, ela respondeu que acredita ter sido o sábado, pois tiveram excursões de outros municípios além dos moradores locais. “Os shows do Julian e Juliano & só Vanerão e Negão e Banda, trouxeram até o município inúmeras pessoas que até mesmo nunca tinham visitado a cidade, mas que foram atraídas pela grade de shows”, acrescentou.
ESCOLHA DAS NOVAS SOBERANAS
Um dos momentos mais esperados da Fejupa neste ano, foi a escolha das soberanas que irão representar a cidade do Castelo durante este e o próximo ano. As vencedoras foram, Pietra Boetege Pires (Rainha), Brenda Corrêa da Silva (1ª Princesa) e Stephany Rodrigues Lopes (2ª Princesa). Elas realizaram o desfile no sábado (27), sendo que o resultado só foi anunciado no domingo.
Ao TP, Pietra, 25 anos, que nasceu e cresceu em Pedras Altas, disse que foi uma honra fazer parte do seleto rol de soberanas da cidade e muito gratificante representar sua terra. “Ao mesmo tempo, sinto que tenho uma enorme responsabilidade em carregar o nome de Pedras Altas, o que farei com muito orgulho. Eu nasci em Pedras Altas e sempre tive aqui o meu lar, embora tenha estudado em Pelotas por oito anos. Mesmo estudando em outra cidade, sempre fiz questão de estar presente e de participar das atividades da comunidade pedrasaltense, da qual faço parte junto com a minha família que desde sempre vive aqui”, informou.
Já a 1ª Princesa, Brenda, 16 anos, falou sobre a felicidade de ter sido escolhida no concurso. “Moro no município há 16 anos e foi uma grande conquista ser a primeira princesa da cidade do castelo”.
Por fim, Stephany, 20 anos, que foi escolhida como 2ª Princesa, disse estar muito feliz por ter conquistado o título e representar a cidade que tanto ama e que a recebeu de braços abertos há 10 anos. “Esse título tem um significado muito especial pra mim, pois desde quando me inscrevi a ansiedade tomou conta de mim. Só tenho a agradecer a Deus, minha família, os amigos que apoiaram e torceram por mim, e aos jurados”, concluiu.
Elas assumiram as posições que foram ocupadas primeiramente por Taiane Silveira Cavalheiro (Rainha), Brendha Laner Rosso (1ª Princesa) e Maria Eduarda Soares Marques (2ª Princesa), que cumpriram uma gestão de dois anos.
1º CANTO NATIVISTA
Uma das novidades da 9ª Fejupa foi a realização do 1º Canto Nativista. Segundo informou Karlla, o projeto nasceu da necessidade de manter acesa a chama do tradicionalismo em todos os momentos, para que as raízes da cultura gaúcha não fiquem esquecidas.
Os participantes foram, Geronimo Deoscar, Jorge Mattos, Leandro Espinosa, Tainã Rochel e Ysther Rochel. “Eles cantaram, declamaram e alegraram o nosso público com uma linda apresentação”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*