RARIDADE

Ovelha dá à luz a quatro filhotes em Pinheiro Machado

Produtor implantou o genes Booroola na propriedade para melhor fecundidade

Ovelhas nasceram na véspera de Dia dos Pais Foto: Divulgação TP

A véspera de Dia dos Pais foi de trabalho, mas muita alegria para o produtor e criador pinheirense Marioilson Dutra Garcia, da Fazenda Santa Maria, distante 5km da sede de Pinheiro Machado. Enquanto vigiava o nascimento de filhotes de ovelha, ele foi surpreendido por um parto de quatro filhotes, sendo um machinho e três fêmeas, que terminaram de nascer em torno de 1h30.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Marioilson disse ser a primeira vez que um parto raro como esse acontece em sua propriedade, apesar de já trabalhar com boa genética. Ele que é filho de produtor, pecuarista rural e ligado ao campo desde que nasceu, contou criar ovelhas desde guri, aos 10 anos, tendo começado com cordeiros e depois arrendado campo até conquistar a própria área aos 18 anos, já emancipado, pelo Banco da Terra. “Há uns 13 anos implantamos o genes Booroola (aumento da fecundidade) com reprodutor que não imprimia muito, mas que deixou matrizes que às vezes davam dois ou até três filhotes. Também compramos há uns 10 anos um reprodutor Texel, com genes Booroola que imprimiu a genética quase na totalidade das filhas. Na maioria das vezes nascem dois filhotes, já tivemos três, mas quatro é a primeira vez”, relatou Marioilson.

CUIDADO – Após o nascimento, os filhotes foram colocados em um galpão na propriedade, à noite, visto necessitarem de auxílio na alimentação. Durante o dia, são soltos pelas proximidades. “Como são quatro, estamos ajudando com mamadeira”, explicou.

Ele também falou sobre o sentimento de presenciar este momento. “Como produtor esta conquista é gratificante. É um trabalho que fizemos nos genes, muitas pessoas ainda não conhecem, mas nós trabalhamos há vários anos aqui. É gratificante quando tu salva, tu ajuda, é teu trabalho sendo recompensado”, concluiu.

Marioilson comemora o nascimento dos quatro filhotes Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook