Editorial – Pandemia e jornalismo

O dia 7 de abril no Bra­sil é dedicado aos jornalistas. Categoria que vem sendo execrada, ela ganhou muita importância nesses tempos de pandemia do novo coro­navírus (Covid-19).

Assim como os jornalis­tas e o jornalismo, a ciência, que vinha igualmente sendo vilipendiada, se revestiu de grande importância. A infor­mação de qualidade, credibi­lizada e apurada por profis­sionais é ainda mais eficaz nesses momentos históricos, especialmente porque vive­mos também a era da disse­minação sem precedentes de notícias falsas, que enganam e confundem.

Considerada como ser­viço essencial em todos os de­cretos que trataram das res­trições durante a pandemia, a imprensa vem cumprindo um papel fundamental nesta guerra contra o vírus.

O jornal Tribuna do Pampa precisou se reinven­tar também. Por um proble­ma de transporte do jornal impresso desde Cachoeira do Sul – onde fica a gráfica que imprime o periódico -, tivemos que atuar apenas nas nossas plataformas digitais por um tempo. Foi um período de muita aprendizagem com nossa equipe trabalhando 15 horas diárias, em regime de plantão. Foram dezenas de publicações em tempo real no período, com cerca de 1 milhão de visualizações.

Nesta edição, que mar­ca o retorno do impresso em meio à pandemia, procuramos fazer uma síntese de tudo que ocorreu na região desde que a crise iniciou. Queremos, mais uma vez, nos congratular com a comunidade regional, que nos dá suporte e apoio neste momento tão difícil, acredi­tando no nosso trabalho e na importância dele. Seguimos firmes, sabendo que o que está por vir será duro e difícil. Mas todos, irmanados, have­remos de superar.

Comentários do Facebook