Papo de Redação – 03/10/2017

papo_batalhaOLIVAIS NA REGIÃO 1
O maior produtor individual de azeitonas e azeites do Brasil, empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, recebeu na última sexta-feira (29), na estância Guarda Velha, em Pinheiro Machado – onde possui toda a sua produção e a indústria de azeites Batalha -, o alto escalão do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul.

OLIVAIS NA REGIÃO 2
O superintendente no RS Edson Bünchen e o vice-presidente do setor de Agronegócio, Tarcísio Hubner (na foto com Batalha ao centro), além de conhecerem a propriedade, trataram com o empresário sobre a assinatura de um protocolo de intenções para o fomento e financiamento no plantio de oliveiras na região, beneficiando principalmente pequenos produtores, inclusive de assentamentos da reforma agrária.

AQUISIÇÃO EM HULHA
Faltando apenas a homologação, a compra do complexo de imóveis da massa falida da Cooperativa Tritícola Assis Brasil pela Prefeitura de Hulha Negra é só uma questão de tempo. Como já se referiu aqui na coluna, mas não custa reforçar, a gestão Renato Machado e Igor Canto já conseguiu em apenas nove meses fazer um investimento de grande vulto e importância para a cidade.

papo_coronelaPERDA EM CANDIOTA
Candiota ficou entristecida nesta segunda-feira (2), quando perdeu o sorriso fácil de dona Geni dos Santos, ou simplesmente Coronela (foto), como a maioria lhe conhecia e como ela fazia questão que lhe chamassem. Ela morreu aos 78 anos de morte natural, porém as causas exatas a coluna não conseguiu apurar. Coronela era moradora do assentamento Companheiros João Antônio e era figura popular e folclórica da cidade. O sepultamento acontece nesta terça-feira (3), no Cemitério Municipal.

PATROLAMENTO EM PINHEIRO
O patrolamento das ruas da cidade, em Pinheiro Machado, que foi iniciado há duas semanas pela zona norte, teve de ser interrompido nos últimos dias em função do mau tempo. Houve prejuízo nas ruas onde o serviço já havia sido realizado, pois a chuva causou novos buracos. A manutenção voltará a ser feita tão logo a umidade do solo diminua. Na zona rural, os cerca de cinco km do Corredor do Branquilho, na região do Passo do Machado, foram restaurados. Uma retroescavadeira e uma patrola foram utilizadas no trabalho.

CICLO 3 DA PVE EM PINHEIRO
Ocorre durante toda a semana a programação do Ciclo 3 da Parceria Votorantim pela Educação (PVE), em Pinheiro Machado. A iniciativa busca contribuir para a melhoria da educação nos municípios em que a empresa atua, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e mobilização das comunidades. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Pinheiro Machado (Smecd) aderiu ao PVE em março deste ano. Durante a semana deverão ocorrer reuniões, além de um Fórum sobre Conselho Escolar, na quinta-feira (5), às 18h30, no Ginásio da Escola Dois de Maio. A atividade deverá contar com a participação dos membros dos Conselhos Escolares, grupo de mobilização do PVE e da comunidade em geral.

SEMINÁRIO DE DANÇAS NEGRAS 1
Acontece nos próximos dia 7 e 8 de outubro, o 1º Seminário Danças Negras do Rio Grande do Sul, que traz como tema “Saberes Negros: Educação,Direito e Cultura. O evento, que acontecerá nos municípios de Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul e Livramento é executado dentro do Cronograma do Projeto Xirê Dun “A Dança Celebra a História dos Negros no Pampa”. O seminário tem como público-alvo artistas negros e comunidade em geral, prevendo em sua programação palestras e rodas de conversa com griôs e pesquisadores da temática, que destacarão a importância de reconhecer e difundir as raízes históricas não só dos negros, mas também do brasileiro de uma forma geral, para que elas não se percam.

SEMINÁRIO DE DANÇAS NEGRAS 2
Para a produtora cultural Isadora Bispo, o Seminário é um dos diversos veículos que aborda através da arte da dança temas como cidadania e dos direitos humanos, a justiça social, a igualdade de direitos e oportunidades em nossa sociedade. “É também um espaço onde celebramos a contribuição de africanos, negros e afrodescendentes, nas mais variadas modalidades de expressões culturais no Rio Grande do Sul”, assinala.

Comentários do Facebook