Papo de Redação – 12 a 18/JAN/2024

GERADOR EM CANDIOTA

Segundo uma nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candiota, a estação de tratamento de água (ETA) da sede do município, teve o abastecimento de água restabelecido pelas equipes de trabalho na noite da última quarta-feira (10), quando o gerador de eletricidade adquirido pelo município entrou em funcionamento pela primeira vez. Desde a tarde de quarta, algumas localidades encontraram problemas no fornecimento de água devido a falta de fase na rede elétrica local.

 

GERADOR EM CANDIOTA 2

O secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, Paulinho Feijó, falou sobre o ocorrido. “Tivemos mais uma falha no fornecimento de energia elétrica na sede do município. O que, por algumas horas, dificultou o trabalho. O gerador já esta em uso e a comunidade pode ficar mais tranquila. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Nossas equipes são incansáveis e merecem o nosso reconhecimento”, disse.

QUEIMAS EM CANDIOTA

Muitas pessoas estão reclamando da qualidade da energia em Candiota, especialmente na última quarta. Há vários relatos de queimas de aparelhos domésticos durante o problema. A pergunta é sempre a mesma, quem paga por esse prejuízo?

 

PENTE E PENICO

O ex-vereador Santos Éden Feijó Pinto, o Pintinho, falecido recentemente (ver matéria nesta edição), além de um lutador das causas locais, também era folclórico e bem humorado. Quando se referia ao não asfaltamento da ERS-608, dizia que Pedras Altas estava relegada ao abandono e ao isolamento. “Aqui os transportadores de mercadorias não conseguem chegar por causa desta estrada horrorosa. Quando tem um aniversário ou casamento, o presente que podemos dar é pente, penico ou uma carne de javali”, ironizava, em tom de brincadeira.

 

CLAUDIVAM EM CANDIOTA

O até então secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar de Candiota, Claudivam Brusque (PSDB), resolveu retornar para a Câmara e ocupar a cadeira que conquistou nas últimas eleições. No seu lugar, desde o início da atual legislatura, estava o primeiro suplente tucano e ex-prefeito Marcelo Gregório, que inclusive presidiu o Legislativo em 2023. No ano passado, Claudivam ameaçou por diversas vezes seu retorno, mas conversas internas no PSDB sempre o convenceram a ficar na Secretaria ao menos até o fim do ano e foi o que ele fez. Na última segunda-feira (8), ele reassumiu a vereança, inclusive fazendo um balanço de suas atividades na pasta que cuida do setor primário no município.

 

PARA O LUGAR DE CLAUDIVAM

Nos bastidores correu esta semana, que há debate e divergência interna no governo sobre a indicação de quem ocupa o lugar de Claudivam na Agropecuária.

 

CINCO MANDATOS EM CANDIOTA

O vereador candiotense Guilherme Barão (PDT), que citamos aqui na coluna na última edição impressa, como prefeiturável, nos corrige que ele não está no quarto mandato seguido e sim no quinto. Feito o reparo.

 

BOAS-VINDAS A DEISON

O vice-presidente nacional do PSB, ex-deputado gaúcho Beto Albuquerque, gravou um vídeo dando boas-vindas ao ingresso do ex-vice-prefeito de Candiota, Gil Deison Pereira ao partido.

 

OPOSIÇÃO EM PINHEIRO

Apesar de pouco barulhenta e ter deixado o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) sossegadão durante os últimos três anos, membros da oposição em Pinheiro Machado se dizem prontos para o embate com atual mandatário.

 

VOLNEI NO CIDEJA

Como já dito, é a primeira vez na história do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), desde que foi criado em 2009, que um prefeito que não é de Candiota preside a entidade. O prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), assumiu os trabalhos oficialmente esta semana (ver matéria nesta edição). Além disso, Volnei é um assentado da reforma agrária.

 

FOLADOR E OS VEREADORES (AS)

O prefeito Folador ao se despedir da presidência do Cideja – ele que é recordista de mandatos (cinco e meio – 11 anos), fez um discurso, entre outras coisas, de valorização dos vereadores e vereadoras, que muitas vezes, segundo ele, são desvalorizados. “O vereador é que vê a dor das pessoas todos os dias”, disse.

 

PT E PTB HULHA NEGRA

Durante a sessão solene de posse da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores e Vereadoras para este ano de 2024, ficou evidente a aproximação existente entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e a vereadora Tanira Ramos (PTB), como já havia sido exposto anteriormente, inclusive nos bastidores da política onde o nome da vereadora era cogitado para uma parceria com o PT. Além de integrar a mesa, Tanira recebeu um agradecimento especial por parte do novo presidente Dalvir Zorzi. “Fico muito grato e gostaria de dizer para a senhora que é possível sim até a senhora ter recebido alguma crítica, ou poderá quem sabe até receber, pois votou no PT para ser presidente da Câmara, mas não é crime né vereadora?”.

 

PEDIDO DE RESPEITO EM HULHA

Durante seu discurso de posse como presidente do Legislativo, o vereador Dalvir Zorzi destacou que o trabalho inicial a frente da Casa seria para explicar as competências do Executivo (prefeito) e Legislativo (vereadores). Citando um exemplo onde um morador criticava os vereadores em uma ação de competência do Executivo, o presidente lembrou que o prefeito tem uma representatividade menor do que a Câmara, pois apenas uma parcela da população o escolheu, em contrapartida que os nove vereadores, cada um com sua parcela de pessoas que o escolheram como representante, juntos, são 100% da população. Com relação a isso, Dalvir disse que os vereadores deveriam ser mais respeitados pelo Executivo, pois é quem deve fazer as ações e não o vereador que apenas pode fazer os requerimentos e cobranças.

 

VICE-PREFEITO EM HULHA

Falando em respeito, parece que esse adjetivo perdurou durante a sessão solene de posse em Hulha Negra. É de conhecimento as relações estremecidas entre o vice-prefeito Igor Canto e o prefeito Renato Machado. Ficou mais enfatizada essa relação durante um discurso no Legislativo, onde Igor frisou que existem alguns poderes que devem ser respeitados em um governo. “Por respeito e obrigação o prefeito deveria ter indicado eu ou outra pessoa para vir aqui”, disse ele. Ele ainda lembrou que iria se candidatar a vereador e devido a uma movimentação acabou vice-prefeito de uma coligação que existe há bastante tempo e que sempre acreditou ser uma relação de respeito e por isso abraçou a causa pelo PDT, seu partido do coração. “Não vem ao caso, mas precisei me afastar”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook