Papo de Redação- 5 a 8/MAI/2023

EM BRASÍLIA PELA FASE C

Está marcada para o próximo dia 18, uma audiência no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para debater o futuro da Usina de Candiota (Fase C), que ainda pertence a Eletrobras CGT Eletrosul. Esta será a primeira vez que o novo governo federal vai se apropriar oficialmente do assunto. No ano passado, durante a transição, a questão chegou a ser tratada, porém o novo governo, por óbvio, ainda não havia assumido.

EM BRASÍLIA PELA FASE C

Os contratos de venda de energia, garantidos no leilão de 2005 – que possibilitou a construção da Usina, vencem em 31 de dezembro de 2024, e por enquanto seu futuro é incerto em todos os aspectos: não há garantia de prorrogação desses contratos e também não se sabe se a unidade será ou não vendida para um grupo privado.

LEI DA TRANSIÇÃO

A Comissão Pró-Carvão Mineral segue empenhada em aprovar uma lei estadual para que o carvão seja contemplado na chamada transição energética justa, além de uma legislação federal, aos mesmos moldes da lei aprovada para o carvão de Santa Catarina. Nesta semana, parte da Comissão esteve reunida com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcelo Camardelli. Ficou acordado que a Diretoria de Mineração da pasta fará em 30 dias um esboço do projeto de lei a fim de ser apresentado à Casa Civil.

QUEIMA DE APARELHOS

Muita gente reclamando das quedas de tensões na energia elétrica. O presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Cássio Câmara, fez um relato ao jornal de que dia desses, três noobreaks (fontes de alimentação ininterrupta de energia) acabaram queimando no Legislativo. Comerciantes, segundo ele, seguidamente se queixam que perderam algum tipo de aparelho pela oscilação constante da voltagem, que no nosso caso deveria se manter em 220 volts.

INVERNADA PRÉ-MIRIM

O PTG Combate do Seival, da localidade de mesmo nome, em Candiota, abriu as inscrições para a invernada pré-mirim da entidade. Crianças na faixa etária de 4 a 7 anos podem participar, e o contato pode ser feito com Fabiane Farias pelo Whatsapp (53) 99961-2933.

BM NA ESCOLA EM CANDIOTA

Na última semana, policias militares, integrantes da Patrulha Escolar, visitaram a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), em Candiota e ministraram uma palestra. A exposição atendeu um público de aproximadamente 80 alunos, professores e funcionários da escola. Foram debatidos temas importantes como a prevenção da violência no âmbito escolar, uso de drogas e álcool, prevenção de acidentes, entre outros assuntos. Para a Patrulha Escolar, a presença dos policiais militares nas escolas promove um ambiente mais seguro e as palestras têm como principal objetivo orientar e conscientizar os alunos sobre assuntos importantes.

PEDRAS NA POSSE NO INCRA

O prefeito de Pedras Altas, Volnei Olivera (PT), juntamente com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Kako Moreira, os vereadores Antonio Prestes, Arildo Madruga, Diego Marques, Elenice Mendes e a presidente da Câmara, Nadia Padilha, iniciaram a semana em Porto Alegre, onde participaram da cerimônia de posse do novo superintendente no Rio Grande do Sul do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Nelson José Grasselli, que é ex-prefeito de Pontão. Durante o encontro, foram alinhados os detalhes para a assinatura dos contratos com as 238 famílias assentadas que foram afetadas pela estiagem no município.

HULHA NA POSSE NO INCRA

O vereador de Hulha Negra, Volnei Manfron (PT), o presidente da Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda (Coptil), Emerson Capelesso e ex-secretário de governo e agricultor Marino De Bortoli, também prestigiaram a posse do novo superintendente do Incra.

FEIRAS E BIBLIOTECAS

O Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria da Cultura (Sedac) lançou esta semana, duas pesquisas: uma direcionada a trabalhadores de bibliotecas públicas e outra para trabalhadores de feiras do livro. O objetivo é mapear a estrutura e as demandas desses setores e, a partir do diagnóstico, auxiliar a elaboração de políticas públicas voltadas às instituições e aos eventos. “São perguntas básicas, mas muito importantes para conhecermos a realidade desses espaços. Só assim vamos poder implementar ações, programas e eventos em prol do fortalecimento das bibliotecas municipais, para que elas cumpram seu papel de promover a leitura e a cultura do livro para as populações locais”, afirma a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Ana Maria de Souza.

FEIRAS E BIBLIOTECAS 2

Para a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, a pesquisa contribui para que a Sedac conheça em que condições as feiras do livro acontecem, quais são as fontes de financiamento e quais são as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. Com base nas informações, será possível propor melhorias nas estruturas física e organizacional dos eventos.

MORTE POR DENGUE

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), confirmou, nesta quinta-feira (4), mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Em 2023, totalizam-se 19 mortes pela doença do Estado. O falecimento ocorreu na terça-feira (2). Trata-se de um homem de 62 anos, residente em Porto Alegre. Ele não possuía comorbidades. A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

ITBI EM CANDIOTA

Até o dia 31 de agosto deste ano, acontece o período de adesão ao programa de incentivo fiscal do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), no município de Candiota. O programa permite a redução de 3% para 2% da alíquota do ITBI. A população pode aderir o programa até o mês de agosto no setor de arrecadação da Secretaria de Administração e Finanças.

ITBI EM CANDIOTA 2

De acordo com as informações disponibilizadas na página da Prefeitura no facebook, a aceitação do programa implica na confissão irrevogável e irretratável da divida, na concordância plena e definitiva de todas as condições estabelecidas e sujeitas ao optante ao pagamento do débito.

REIVINDICAÇÕES AO MINISTRO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, esteve na reunião da Comissão da Agricultura, na quarta-feira (3). O deputado federal Afonso Hamm (PP), que integra a Comissão, apresentou alguns pleitos em defesa do setor produtivo, muito especial para amenizar a grave situação frente a estiagem que assola o Rio Grande do Sul.
Uma das demandas entregues por Hamm ao ministro foi a reivindicação da Associação dos Agricultores da região da Campanha (Agricampanha), formada por mais de 700 produtores dos municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra Lavras do Sul, Candiota e Pedras Altas. A preocupação constante dessa região é em relação aos reflexos que a estiagem tem gerado, afetando diretamente a economia dos municípios, já que 70% do PIB, é da arrecadação do setor agropecuário.

REIVINDICAÇÕES AO MINISTRO 2

Para amenizar os prejuízos, a solicitação dos produtores é que ocorra a prorrogação nos custeios e investimentos, além de linhas de crédito para construção de unidades de armazenamentos de água e irrigação. “Precisamos de uma sinalização urgente do governo para garantir linha de crédito e prorrogação”, reivindica Hamm ao salientar que 75% dos municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência em função da seca.
O presidente da Agricampanha, Gesiel Porcincula dos Santos, afirma que esse pedido é para atender e minimizar os efeitos financeiros da estiagem, além de fomentar o desenvolvimento regional, estadual e nacional, com o aumento da produção de alimentos pelo Rio Grande do Sul.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook