CANDIOTA

Parceria proporciona formação de condutores de caminhão para moradores do Seival

Com o fim desta segunda turma, dez pessoas da comunidade já foram beneficiadas

Darlan, Jacqueline, José Carlos, Valquíria e Jordana integram a segunda turma do projeto Foto: Divulgação TP

Está em andamento a segunda edição do projeto Formação de Condutores, destinado a moradores de Seival, em Candiota. O projeto consiste na seleção de pessoas da localidade interessadas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), modalidade para caminhão, e acontece por meio de parcerias – projeto Unidos por Seival e Associação de Moradores de Seival (Amors) com seleção de interessados; Seival Sul Mineração (SSM) com o custeio do curso; Fagundes com oferta de vagas na empresa; e Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Assistência Social com o transporte dos alunos para as aulas da habilitação.

O projeto de Formação de Condutores nasceu de uma demanda junto à comunidade do Seival, através da moradora Catielli Brumm. Em entrevista ao Tribuna do Pampa, ela fez um relato sobre de que forma surgiu o projeto, mostrando satisfação pelo objetivo alcançado. “Quando tive a ideia de criar o projeto Unidos por Seival, eu tinha um único objetivo – achar uma forma das pessoas ingressarem no mercado de trabalho. O fato de sermos vizinhos da usina e ver as vagas indo para pessoas de outras localidades me incomodava. Em uma oportunidade levei a ideia ao Nelson Kadel, da SSM, comentando sobre a empresa Fagundes ter vagas, mas na comunidade não termos profissionais habilitados, talvez pelas condições financeiras de muitas pessoas. Questionei uma possibilidade de patrocínio para auxiliar na habilitação e após alguns meses recebi a notícia de que minha ideia havia se transformado em projeto, o Formação de Condutores”, relatou, manifestando alegria pelas conquistas na comunidade. “Fico muito feliz, pois ao fim desta turma serão dez moradores beneficiados. Nesta segunda turma ainda temos o diferencial de ser composta em sua maioria por mulheres, uma grande luta que temos pela valorização feminina”.

TRANSFORMAR – O TP também conversou com o gerente geral de controle da SSM, Nelson Kadel, que lembrou que o projeto chegou em um momento em que a empresa buscava uma ação que fosse capaz de ajudar a transformar a comunidade. “De um lado existe a demanda do nosso principal prestador de serviço, que é a Fagundes, por mão de obra, de outro, a comunidade possui pessoas interessadas na profissão. Assim, através do projeto, a SSM viabiliza o curso de formação, através do CFC de Pinheiro Machado, e arca com as despesas cobradas pelo mesmo. Uma vez habilitados, os participantes estão aptos a concorrer a vagas junto aos nossos fornecedores, os quais olham com carinho a esses currículos, pois comungam dos objetivos do projeto”, explicou.

Kadel ainda destacou. “Acreditamos que esse é o típico de projeto que não deve parar, dada a intenção das empresas e a dedicação dos participantes, pelo contrário, esperamos que nas próximas edições possamos evoluir e contribuir ainda mais para o desenvolvimento social de Candiota”.

Desta segunda turma, participam os candiotenses Darlan de Moura, Jacqueline de Oliveira, José Carlos Oliveira, Valquíria Motta e Jordana Freitas. Ao jornal, Jaqueline Oliveira, disse que o projeto Formação de Condutores foi essencial para que ela passasse a ter outra perspectiva de vida. “É uma baita oportunidade, um projeto onde te encaminha para um futuro melhor. Quando aconteceu comigo de momento nem acreditei, afinal nunca me passou pela cabeça ter uma chance dessas. Então eu agradeço a inúmeras pessoas pelo apoio e confiança, e que esse projeto possa mudar a vida de muitos como mudou a minha”.

Já Valquíria Motta destacou que a palavra é gratidão. “Esse projeto é uma benção para pessoas como eu que vê a oportunidade de um emprego que vai mudar minha vida e de meu filho, pois sou uma mãe solteira e preciso muito dessa oportunidade que é digna de respeito. Só posso agradecer esse imenso gesto de humanidade”, manifestou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook