ESCASSEZ HÍDRICA

Pedras Altas cria programa de enfrentamento à estiagem

Para a iniciativa serão investidos R$ 700 mil

Reunião com a presidente do Legislativo para que seja realizada uma sessão extraordinária para apresentação dos projetos aos vereadores e vereadoras Foto: Letiérie Navarrina/Especial TP

O município decretou situação de emergência na última quinta-feira (5) e o documento já foi encaminhado à Defesa Civil do Estado. Mesmo já tendo emitido o decreto, que é essencial para alcançar recursos estaduais, o município já está atuando em outras frentes.

Sendo assim, para minimizar os efeitos da seca, o prefeito Volnei Oliveira junto à sua equipe estruturou um programa de combate à estiagem, onde serão realizadas perfurações de poços faltantes, contratação de um caminhão-pipa para distribuição de água, abertura e construção de bebedouros, construção de açudes, limpeza de açudes e ampliação das redes de água. Conforme divulgado pela Prefeitura, serão investidos R$ 700 mil no programa.

Nesta semana já aconteceu uma reunião com a presidente da Câmara, Nádia Padilha Venâncio, para que seja realizada uma sessão extraordinária para a apresentação dos projetos aos vereadores, organizando os investimentos por parte do município. “Será realizado um trabalho de forma mais abrangente possível para minimizar os danos causados aos produtores rurais” falou o prefeito Volnei. A sessão ficou agendada para quarta-feira (18).

Volnei esteve na reunião acompanhado do secretário de Finanças e Orçamento Vitor Barcelos, secretário de Administração Adriano Castro, secretário de Agricultura Evanilso Moreira, assessor jurídico Jorge Mattos, assessora de gabinete Alessandra Lemos, chefe de Gabinete Caroline Marques, assessora do secretário de administração Rosiane Caetano.

O prefeito ainda comenta que entende a situação de calamidade que se encontram as famílias de Pedras Altas principalmente as do interior. “Por isso criamos este programa que vai atacar várias áreas, entre elas a construção de 12 açudes para famílias já cadastradas e com projetos aprovados, também será feita a recuperação e limpeza de açudes e bebedouros para os animais para atender mais de 100 propriedades, aquisição de mais de 50 caixas d’água, entre outras ações já citadas”, afirmou.

A prefeitura também já está atendendo aos pedidos de água do interior. São mais de 20 mil litros que estão sendo distribuídos. “Mesmo assim não estamos dando vencimento, por isso precisamos trabalhar fortemente para atacar esse problema que assola não somente Pedras Altas, mas toda a região”, finalizou o prefeito.

*Especial Estiagem

Confira outras matérias:

Municípios da região sofrem com os efeitos da estiagem

Falta de chuvas prejudica banhos na prainha de Candiota

Hulha Negra reúne documentação para decretar calamidade

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook