ESCASSEZ HÍDRICA

Municípios da região sofrem com os efeitos da estiagem

Entidades e autoridades já estão se mobilizando para buscar formas de minimizar a situação

*Especial sobre a estiagem

Com a falta de chuva em todo o Rio Grande do Sul, a região sofre com os efeitos da estiagem. Na região de circulação do TP, três municípios já decretaram situação de emergência e no estado esse número chega a 51, no entanto, esses decretos precisam ser homologados pelo governo do Estado. A homologação possibilita às prefeituras receber ajuda humanitária, como caixas d’água e reservatórios móveis, caso solicitado.

Alguns produtores da região relatam que essa é a pior seca vista nos últimos anos e para unir forças e buscar alternativas para minimizar os efeitos, entidades regionais já estão mobilizadas fazendo as devidas tratativas.

Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé que abrange município da região já estão mobilizados para buscar alternativas com o governo do Estado Foto: Divulgação/TP

MOBILIZAÇÃO – A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Bagé que abrange também Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas já realizou uma reunião nesta semana para tratar do tema.

Na reunião foi elaborado um documento onde foi explanada a necessidade de cada município. O objetivo é agendar uma reunião com o governador do Estado para tratar sobre as prioridades da região. Segundo o presidente das entidades, Milton Nascimento, o principal para o momento é água pro consumo humano, água para os animais, ração, limpeza de açudes e caminhão-pipa para abastecer as famílias. “Queremos fazer um mutirão para minimizar os efeitos da estiagem que se agravam cada vez mais”, afirmou.

Também aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), uma reunião do Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate as Estiagens (Fórum das Águas) para tratar do assunto. O Fórum é composto por vereadores, vereadoras e entidades sociedade civil dos municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), composto pelas prefeituras de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Na ocasião ficou acertado que será solicitado ao governo do Estado um programa permanente de combate à estiagem e medidas urgentes para o momento atual.

O  CIDEJA também esteve mobilizado durante a tarde em Porto Alegre tratando sobre o assunto diretamente com o secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes.

Integrantes do Fórum das Águas e prefeitos do Cideja se reuniram na manhã desta quinta Foto: Divulgação/TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook