CULTURA

Pinheiro Machado receberá Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho

Evento é gratuito e será apresentado em frente à Prefeitura. Em caso de chuva, será transferido para o ginásio municipal

Longa-metragem “Aos olhos de Ernesto” será exibido em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

O evento itinerante “Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho”, que reúne três longas e três curtas da recente safra de produções feitas no Rio Grande do Sul chegará a região nesta semana.

Ao todo 12 cidades de diferentes regiões gaúchas vão receber a atração em sessões gratuitas ao ar livre e em outros espaços, até o dia 27 de março. O evento começou no município de Santa Tereza, localizado na Serra gaúcha, no sábado (5) e depois aconteceu em Cruzeiro do Sul (6). Nesta quarta-feira (9) acontece no município de Barra do Ribeiro até chegar em Pinheiro Machado, na quinta-feira (10). Após, a mostra chega a Mostardas (12), Riozinho (13), Pontão (17), Tiradentes do Sul (18), Porto Xavier (19), Barra do Quaraí (24), Mata (26) e Sobradinho (27). Na região, apenas Pinheiro Machado receberá a Mostra.

No município, o evento está marcado para acontecer dia 10 de março, às 19h, em frente à prefeitura. Na cidade será exibido o longa-metragem “Aos Olhos de Ernesto” e terá como abertura o curta “Ver a Vista”. O cinema ao ar livre será gratuito e a organização solicita que as pessoas levem suas cadeiras, bem como a sua máscara. Em caso de chuva, o cinema acontecerá no Ginásio Municipal.

A seleção de longas-metragens inclui títulos da cinematografia gaúcha recente: a comédia dramática “Aos Olhos de Ernesto” (2018), de Ana Luiza Azevedo, a fantasia adolescente “Os Dragões” (2021), de Gustavo Spolidoro, e o documentário “Portuñol” (2020), de Thais Fernandes. A programação de curtas traz os documentários “Construção” (2020), de Leonardo da Rosa, “Ver a vista” (2020), de Daniel Candido de Bem, e “Letícia, Monte Bonito, 04” (2020), ficção de Julia Regis.

Para o prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, a Mostra “é um olhar especial para nossas riquezas, nosso patrimônio cultural em evidência para o cinema”.

O evento é uma realização da Ea Ea Apepê e a mostra tem curadoria e direção geral do cineasta Henrique Lahude. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), através do edital SEDAC 12/2019 – FAC Movimento e no município está acontecendo em parceria com a Escola Estadual Hipólito Ribeiro e com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook