SAÚDE

Pinheiro Machado se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O Dia D acontece de forma centralizada na Secretaria de Saúde e Ação Social Foto: Arquivo TP

Está marcado para o próximo sábado (18), das 8h30 às 17h, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em Pi­nheiro Machado. O intensivo de imunização vai ser realizado sem intervalo ao meio-dia, de forma centralizada, na sede da Secretaria de Saúde e Ação Social. Podem receber a vacina pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade também fazem parte do público-alvo da campanha.

Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o município chegou à cober­tura vacinal de 40,61%. Em conversa com o TP, o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, explicou o motivo de não ter acompanhado o Dia D estabelecido pelo Ministério da Saúde – ocorrido em todo o território nacional há duas semanas. “Viemos aumentando ano a ano a nossa série histórica vacinal, mas estamos enfrentando dificuldades com o público de mais idade. Por isso, de forma estratégica, neste ano resolvemos inverter a atuação e começamos a dar ênfase aos acamados, pessoas com dificuldade de mobilidade e crianças para apro­veitar toda a mídia de conscientização”, explicou.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Janice Morais, é imprescindível que a população entenda a necessidade de prevenir a gripe através da vacinação. “A gripe geralmente vem junto com a chegada do frio e, apesar de parecer uma doença simples, as variações do vírus podem trazer sérias complicações à saúde como pneumonias graves, infecções respiratórias e até evoluir para óbito”, alertou.

Segundo a profissional, também é importante salientar que a vacina Influenza é composta por vírus inativado da do­ença – levando aproximadamente de duas a três semanas para produzir anticorpos. “É como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar e quanto antes a população estiver imunizada melhor vai ser”, disse Janice. Para receber a dose, é preciso estar com um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

 

Comentários do Facebook