FUTURO DO CARVÃO

Audiência com ministro de Minas e Energia é esperança para a Fase C

Audiência vai debater o futuro da Usina de Candiota (Fase C) Foto: Arquivo TP

Adiada no mês passado, quando a Eletrobras estava às vésperas de ser privatizada, uma audiência com o novo ministro e Minas e Energia, Adolfo Sachsida, está marcada para às 18h desta quarta-feira (6), na sede do Ministério, em Brasília.

Marcada pelo deputado federal de Santa Catarina, Daniel Freitas, pelo deputado federal gaúcho Giovani Cherini e pelo deputado estadual Paparico Bachi (todos do PL), a audiência é considerada estratégica e pode representar uma esperança em se tratando da continuidade das atividades da Usina de Candiota (Fase C) a partir de 2025.

Com os contratos de fornecimento de energia vencendo em dezembro de 2024, a unidade não tem qualquer que será funcionando a partir disso.

A audiência terá a participação do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), bem como, do presidente da Câmara candiotense, Ataídes da Silva (PT) e dos vereadores Gildo Feijó (MDB) – que também é o superintendente Administrativo da CRM/Mina de Candiota e Guilherme Barão (PDT).

Segundo Folador, a ideia é fazer uma apresentação, sendo que um audiovisual foi produzido, sobre o carvão para a nova equipe que assumiu o MME no último mês. “Vamos reforçar o projeto de lei sobre a prorrogação da Fase C para mais 15 anos, além de fazermos o convite para que o ministro visite Candiota”, destacou o prefeito.

A previsão é que outros deputados federais e lideranças participem da audiência.

Comentários do Facebook