PARTIDOS

PL estreia em Hulha Negra já com pré-candidatas ao Executivo

Tanira Ramos e Ester Köester são pré-candidatas a prefeita e vice no município

A  sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, foi marcada, em Hulha Negra, pela fundação do Partido Liberal, o PL. Um evento no salão da Taís reuniu simpatizantes do partido e filiados, como um marco de uma nova conjuntura política no município.

Entre as principais lideranças, a vereadora Tanira Ramos que havia sido eleita pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), hoje extinto e a ex-vice-prefeita e médica Ester köester, que aproveitaram a ocasião para anunciar seus nomes como pré-candidatas a prefeita e vice em chapa pura pelo partido para as eleições deste ano de 2024.

DIRETÓRIO

 

O partido tem como primeira presidente Ester Köester, vice-presidente Lauriston Kuhn, secretária – Rúbia Brendler e tesoureira – Guiomar Soares. Ainda integram como vogais Waldemar Olavo Martins, Adriana Kloppenburg, Marcelo Ritta Nunes, Elisandra Pilz, Patrícia Ferreira, Mario Piegas e Fabio Torbes.

 

TANIRA RAMOS

 

A antes petebista Tanira Ramos dos Santos Martins, assinou no dia 8 de março, a filiação no PL. Em entrevista ao Tribuna do Pampa nesta semana, a vereadora explicou sua saída do PTB e a escolha do partido Liberal.

“Como é de conhecimento da maioria, o PTB terminou suas atividades no país por não ter feito o nímero de deputados que beneficiasse para continuar como legenda. Com isso, ele uniu com mais dois partidos e formou-se uma federação. Em Hulha Negra não temos nenhum deputado que nos represente dentro dessa federação.  E como todos sabem, na última eleição trabalhamos para a deputada Adriana Lara, o deputado Paparico Bacchi e o deputado Marcelo Moraes, os três do PL. A política se faz de elos de ligação, então se numa eleição tu ajudou um candidato é justo que tu também seja ajudado. E estes deputados nos instigaram em trazer a legenda para dentro do município. Como eu precisava migrar entre 6 de março e 6 de abril, período de abertura da janela partidária para quem tem mandato como é meu caso por ser vereadora, escolhi o PL”, explicou.

Tanira lembrou que o PL está registrado, com CNPJ, alvará e que foi preparada sua fundação e assinadas filiações nos últimos 90 dias. “Já estamos com mais de 300 filiados, é um partido que já nasce gigante. Então em um cenário onde as pessoas não querem muito se envolver ou não admiram muito a política, receber o voto de confiança das pessoas é muito bom. A cada dez pessoas abordadas, duas não queriam filiar, duas perguntavam qual era o partido e seis simplesmente perguntaram como fazer sem perguntar partido, o que mostra muita confiança na minha pessoa, como na Ester e no diretório, pois não sou só eu que estou filiando, temos 12 pessoas no diretório, composto por igualdade de gênero, considerado como fator obrigatório no partido e fator que me atraiu bastante, pois me coloca de saída dentro de um partido homogêneo no que se refere a mulheres e homens”.

Ela ainda lembra que durante cerca de três meses recebeu convites para filiar no PP, através da presidente na época, Elizete Brasil, a Maninha, no PDT pela liderança Titi e do PSB, através do André Bexiga, amigo antigo. “Mas estando dentro de outra legenda talvez não recebesse o apoio que eu iria precisar estando no PL, por isso optamos por trazer essa legenda”, ressaltou.

 

BOLSONARISMO

 

A vereadora fez questão de frisar que no município o PL foi formado por pessoas que pertenceram a diversos partidos e que não quer ser rotulada como bolsonarista. “Sou uma mulher sindicalista há mais de 15 anos, trabalho muito forte dentro da Casa Legislativa. As pessoas falam o PL de Bolsonaro, mas não. É inegável que o Bolsonaro é uma liderança dentro do partido, mas quem faz o partido em nível de município são os filiados e o PL de Hulha Negra tem pessoas que já foram PT, PP e PDT, e hoje nos enxergam como uma força a mais no município, de direita, mas não como direita radical. Eu, por exemplo, me sento em todas as mesas, não tenho nenhum problema com partidos de esquerda. Esse ano é público, o vereador Dalvir Zorzi, do PT, se elegeu presidente da Câmara com meu voto, que inclusive foi decisivo. Então não queiram me rotular como bolsonarista, me rotulem como a nega Tanira, conhecida de todos, que tem um trabalho e consegue conversar com todas as pessoas e frentes partidárias”, posicionou-se.

 

PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

 

Questionada sobre ter colocado o nome à disposição como pré-candidata a prefeita, Tanira diz que resolveu seguir a sugestão da comunidade. “Onde chego me questionam se vou ser prefeita. Minha pré-candidatura vem surgindo mais ou menos como surgiu para vereadora em 2016. Em 2012 fiz campanha para o Bexiga e as pessoas perguntavam quando eu iria como candidata. As pessoas me sugerem nas ruas isso, captei o anseio das ruas”, explicou.

Acerca das expectativas para este pleito estando na concorrência a majoritária, ela destaca que ninguém entra em um jogo querendo ser derrotado. “Quando tu coloca teu nome à disposição, tem 50% de chance de ser vitorioso e 50% não. Só sabemos se estivermos lá. Se pensar em derrota nem deve colocar o nome à disposição. Acredito que seremos vitoriosas nesse pleito”.

 

CHAPA PURA

 

O PL lançou como pré-candidatas a majoritária duas integrantes do partido em chapa pura. Ao jornal, porém, Tanira Ramos confirmou que o partido está aberto para receber propostas. “Chapa pura é a composição atual, mas estamos abertas se surgir alguma possibilidade de aproximação de algum partido ou coligação. Última resposta quem da é a nossa equipe de trabalho, as doze pessoas do diretório mais nós. Nosso diretório é formado por pessoas de diversas camadas da nossa sociedade hulhanegrense e se tivermos alguma proposta levaremos a equipe”, finalizou Tanira, acrescentando que “estando dentro do .

 

ESTER KÖESTER

 

O jornal também contatou com a presidente do partido, a médica Ester Köester. Solicitada a falar sobre a eleição deste ano e ser pré-candidata ao lado de Tanira Ramos, ela falou de forma positiva. “As expectativas são muito favoráveis, visto que as pessoas estão pedindo uma opção de escolha, com políticos novos para o Executivo, sendo muito saudável essa oxigenação da política para o município, bem como para toda região. Sobre a escolha do nome da Tanira ser a pré-candidata a prefeita se deve porque vem se preparando para isso, está inserida na comunidade hulhanegrense e ingressou no cenário político pelo meu convite. É uma pessoa trabalhadora, honesta, humilde e de coração bom, digna do meu apreço e admiração”, justificou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook