EDUCAÇÃO

Plantio de pomar resgata antigos aprendizados na escola Manoel Lucas em Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

 

Alunos estão trabalhando de forma ativa no projeto de construção do pomar da escola Foto: Divulgação TP

Mostrar que é possível ter um pomar em casa e se alimentar desses frutos, integra o gru­po de objetivos de um proje­to que está sendo desenvol­vido na Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Lucas de Oliveira, de Hulha Negra.

O projeto, de cons­trução de um pomar no educandário, está ocorren­do através da iniciativa da direção da escola, que tem a frente Ana Claudia Winter, em parceria com a Emater e Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra.

De acordo com o se­cretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, no projeto, a Emater entra com a assistência técnica, a es­cola com a mão-de-obra dos próprios alunos e a Secreta­ria de Agropecuária com um trator, o preparo da área e a busca de parcerias, tais como a doação de calcário por parte da empresa Mônego, o adubo pela Agropecuária Bageense e parte das mudas pelo Viveiro Kowaleski.

Trator da Secretaria de Agropecuária preparou o solo através da supervisão da Emater

Ele explica que o pomar já recebeu o plantio das 15 primeiras mudas frutíferas após ter passado pelo preparo do solo. “Uma reunião foi realizada no primeiro semestre deste ano para o engajamento de todos e escolha da área. O trator já fez o preparo do solo, foi colocado calcário na terra, feito o encanteiramento e o plantio das primeiras 15 mudas frutíferas das 60 ob­jetivadas no projeto”, conta o secretário.

Quanto a participa­ção efetiva dos alunos e a importância para o cotidia­no, Lima diz que é possível, em uma escola onde cerca de 90% dos alunos são do campo, proporcionar o re­passe de noções de uma boa alimentação e como se dá todo o processo de plantio. “O objetivo é fazer com que os alunos entendam que se plantando é possível colher, que hoje cada aluno pode ter pés de fruta em sua casa e comer um alimento mais saudável, uma fruta produ­zida no campo. Também é um incentivo de estudo para os alunos seguirem na área e perceberem quais seus ob­jetivos para o futuro, pois os alunos estão acompanhando todo o processo e sendo par­ticipantes atuantes em um pomar onde os pés começam a produzir em dois anos”, manifesta.

Mudas doadas já foram plantadas

Quanto ao auxílio da Secretaria de Agropecuária, o secretário Luis Fernando frisa que Hulha Negra é um município com economia baseada na agropecuária. “Grande parte das pessoas tem um pedaço de terra e é possível plantar alguma cul­tura para o próprio alimento. Tanto se fala em alimentação saudável, então porque não plantar o próprio pé de ár­vore e comer dele depois? Por isso estamos sempre procurando incentivar os produtores e auxiliar no que estiver ao nosso alcance como Secretaria”, afirma.

EDUCAÇÃO PASSADA Se fala em resgate edu­cacional, pois há anos atrás a escola possuía também as disciplinas de técnicas Industriais, Comerciais e Domésticas – onde os alunos aprendiam a fazer utilitários domésticos, preencher docu­mentos, fazer bolos e lidas caseiras, entre outros.

Uma disciplina também bastante importante, era a de Técnicas Agrícolas, onde, de 15 em 15 dias, uma equipe de professoras de fora da es­cola, ministrava aulas em um caminhão estruturado. Nas aulas, os alunos recebiam orientações e ensinamentos de montagem de hortas, estufas, pomar, mudas de árvores, entre outros, na área da escola. Com o passar dos anos as técnicas foram extintas e o educandário continuou com as disciplinas habituais de aprendizagem.

Comentários do Facebook