AÇÃO POLICIAL

Polícia Civil, Ministério Público e Brigada Militar deflagram a Operação Mercúrio em Lavras do Sul, Bagé e Porto Alegre

Até o momento, a ação conta com 11 presos e três foragidos

Ação policial visa o combate ao tráfico de drogas Foto: Polícia Civil/Especial TP

A Delegacia de Polícia de Lavras do Sul investiga, há alguns meses, uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas com intensa atuação na cidade. Durante a investigação, os policiais verificaram que a facção é comandada de dentro de casas prisionais gaúchas, como o Presídio Central de Porto Alegre, Presídio de Bagé e, mais recentemente, a Penitenciária Estadual de Porto Alegre (PEPOA).

Ainda segundo a polícia, durante as investigações, em algumas oportunidades, foram apreendidas drogas ilícitas que materializam os crimes investigados. “De dentro da cadeia, por exemplo, em 2020, veio a ordem de execução de um traficante, originando o primeiro homicídio relacionado ao tráfico em Lavras do Sul.

Na ação desta terça-feira (26) foram presos preventivamente os mandantes do tráfico de drogas em Lavras do Sul, os quais estão presos na PEPOA, na mesma cela. Segundo a polícia, mesmo presos, os líderes emitiam ordens de execução, enviavam drogas, recebiam dinheiro em contas de terceiros e mandam intimidar violentamente usuários devedores, sempre fazendo registros em vídeo e fotos, fazendo circular nos aplicativos e na internet, a fim de intimidar as pessoas.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e contas bancárias foram bloqueadas Foto: Polícia Civil/Especial TP

A polícia explicou que o modo de operação da organização criminosa é o mesmo de outras cidades. “Enviam comparsas de fora da cidade a fim de gerenciar localmente o tráfico de entorpecentes. Atualmente vieram da cidade de Cidreira, litoral gaúcho, a mando dos líderes, um casal para comandar o tráfico de drogas nessa cidade. O casal também foi preso”.

Diante de todo o esquema criminoso, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário por 13 prisões preventivas, 10 mandados de busca e apreensão e oito bloqueios de contas bancárias utilizadas para depósito de dinheiro do tráfico.

Na ação, que ainda está em andamento, foram apreendidas drogas, objetos, documentos e dinheiro ligados ao tráfico de drogas. Até o momento, temos 10 presos preventivos, dois presos em flagrante, restando três pessoas foragidas.

Participaram da operação policiais da 9ªDPRI, Brigada Militar, Core/PC, Gaeco/MP e Susepe.

operação conta com a participação de diversos agentes Foto: Polícia Civil/Especial TP

Comentários do Facebook