Política pública

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Por Marco Antônio Ballejo Canto

Quem exerceu um ofício tem um olhar diferente em relação as coisas com as quais trabalhou. Um arquiteto olhando prédios observa detalhes que um leigo não consegue observar, nem de longe, nem de perto.
Prefeitos são autodidatas, ignorantes a respeito de quase tudo. É razoável acreditar que estudem muito para desempenhar com alguma eficácia suas funções.Normalmente estudam pouco. Dizem que o tempo é escasso. Para estes, o tempo é escasso para estudar e longo para fazer bobagens.
Prefeito não é um fazedor de coisas, não dá aula no colégio, não atende paciente na unidade de saúde, não dirige veículo para transportar pessoas ou cargas, é um estrategista. Deve pensar, planejar, projetar, decidir, implementar, com os recursos disponíveis, medidas de interesse social.
Candiota é o município que qualquer prefeito gostaria de administrar. Comparando com a esmagadora maioria dos outros municípios, Candiota administra a abundância; os outros, a miséria. Porém, sete mandatos depois da criação do município, nenhum prefeito cuidou adequadamente da estrutura administrativa; os presidentes da Câmara Municipal também não.
A sede política de um município, de um estado, de um país, dá o tom do lugar.Observem a sede dos principais governos do mundo, a imponência dos prédios, Washington, Moscou, Londres. Bem, a maioria só conhece de fotografia ou imagens de televisão. Não importa, são prédios imponentes.As grandes catedrais eram a marca de uma Igreja Católica reverenciando um Deus grandioso, onipotente. Tinham a função de mostrar ao homem comum a grandiosidade do divino.
O ser humano precisa de referências. Candiota precisa de um lugar para ser o centro do Executivo e do Parlamento na dimensão da grandeza de um município muito rico como Candiota é.A sociedade se move como um corpo. Se os políticos passam a referência de que podem pouco, a sociedade se move como quem pode pouco. Quem faz a sociedade é o conjunto das pessoas.
Eu fui prefeito e não foram poucos anos, as estruturas urbanas mais relevantes construídas no novo município de Hulha Negra foram as instalações públicas próprias ou sob controle do governo municipal. A primeira que tomou forma definitiva foi o Centro Administrativo e Político, que abrigam Governo e Câmara de Vereadores, os poderes um ao lado do outro, vizinhos de porta.Ninguém achou que coloquei recursos públicos em locais indevidos.

Comentários do Facebook