Por dentro dos Legislativos

CANDIOTA
* A vereadora Luana Vais (PT), requereu ao Executivo, solicitando providências quanto à sinalização de trânsito e conserto de caixas coletoras de águas pluviais nas ruas Fernando Pantoja e Juvêncio Silveira, no centro de Candiota. Ela também pediu a sinalização e colocação lombadas na rua Anita Garibaldi, no bairro Portelinha, na sede do município, justificando que a via foi recentemente pavimentada e a comunidade reclama da velocidade dos veículos no local. A vereadora ainda requereu o cumprimento e regulamentação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação atendimento psicológico e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
* O vereador Ataídes da Silva (PT), agradeceu à Secretaria de Obras e Serviços Públicos pelo reparo, pedido por ele, na estrada que dá acesso a empresa Isla Sementes, em Seival. O parlamentar pediu ainda que a Secretaria de Saúde retome os atendimentos quinzenais na Unidade Básica de Saúde (UBS) o Passo do Tigre, que foi reformada no governo anterior. Conforme Ataídes, aquela comunidade possui dificuldades de transporte e por isso o atendimento é tão necessário.
* O vereador e presidente da Câmara, Gildo Feijó (MDB), elogiou a iniciativa da Prefeitura em enviar ao Legislativo projeto de lei que não prevê aumento nos impostos municipais, como IPTU, para este ano de 2021. Gildo destacou que pela lei, o município poderia aumentar em de 21% esses tributos, como tem acontecido em outras cidades, porém o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), segundo ele, teve a sensibilidade em não reajustar, entendendo as dificuldades que a população passa devido a pandemia e a crise econômica. Gildo pediu que o projeto, assim que liberado pelas comissões técnicas, seja aprovado pelos demais colegas.
* O vereador Marcelo Gregório (PSDB), parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Fabrício Moraes, o Bibi, pelo trabalho de vacinação contra a Covid-19, enfatizando a ida das equipes até a casa dos idosos.
* A vereadora Hulda Alves (MDB) se reportou sobre uma ação no fim e semana passado da Prefeitura na comunidade rural Sepé Tiaraju, que foi atingida recentemente por um temporal. Segundo ela, a localidade estava sem energia elétrica, sendo que a Prefeitura em auxílio à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) prestou serviço de poda de vegetação para que a luz fosse restabelecida, já que a estatal não dispunha naquele momento de equipe para este tipo de serviço.

PINHEIRO MACHADO
* Durante o Grande Expediente em sessão ordinária desta semana, o vereador Fabrício Costa (PSB) sugeriu em anteprojeto ao Executivo, a criação do Conselho Municipal de Pastores Evangélicos. Na oportunidade, o vereador falou da importância da criação do órgão, salientando o momento de pandemia, que, segundo ele, tem afetado, além do lado econômico, também emocionalmente as pessoas, causando diversos problemas de ansiedade, depressão entre outras doenças psicológicas, que muitas vezes podem levar ao suicídio. “E a igreja atua positivamente nesse contexto, servindo de apoio e ajuda as pessoas que necessitam deste acolhimento. Além disso, a igreja evangélica tem como uma de suas atribuições dar suporte às famílias, aconselhando e propagando ações em prol das pessoas através da fé. Com esse Conselho, os pastores evangélicos passarão a ter vez, voz e terão a oportunidade de elaborar e promover políticas públicas com o apoio da Prefeitura”, propôs.
* O vereador Vilsinho (Progressistas) denunciou na tribuna um lixão a céu aberto na avenida Mário Simões Lopes. Ele mostrou imagens no telão da Câmara durante sua fala, assinalando que os vizinhos do local contaram que, diariamente, carros e até caminhões chegam ali para despejar sujeira. Pediu para a Prefeitura eu faça a limpeza do local, mas que também as pessoas tenham consciência.
* A vereadora Elizete Baldez (Progressistas) pediu que a Prefeitura estude uma forma de abertura em horário mais estendido que apenas o comercial, para o banheiro público, localizado ao lado do teatro Ludovico Pórzio, no centro da cidade. Ela também pediu que aja a cedência, com ônus para o Legislativo, por parte do Executivo, de um motorista. Segundo a vereadora, a Câmara não pode ficar nesta dependência de ter um motorista ou não para poder se locomover.
* A vereadora Prof. Magda Afonso (PDT) pediu que a Prefeitura retire um entulho ao lado da escola Avelino Assis Brasil. Ela disse que o entulho é oriundo de uma obra de pavimentação e que está atrapalhando inclusive o estacionamento. A vereadora também pediu, ao ler um artigo, que a população, especialmente os jovens, que se cuidem para não levar a Covid-19 para casa, aos pais e avós. Ela pediu para que os cuidados sigam sendo tomados porque o vírus continua à espreita.

PEDRAS ALTAS
* O vereador Diego Marques (PT) pediu que a Prefeitura estude a viabilidade de instituir gratificação para servidores públicos municipais que executam serviços funerais. Ele explicou não ser atribuição dos cargos e não é uma situação confortável.
* A vereadora Viviane Veca (Progressistas) solicitou a substituição das lâmpadas dos postes do posto de saúde do São Diogo, a sinalização da ponte de concreto da localidade de Lagões e a recolocação da tela da quadra esportiva da escola Eunil dos Santos. Veca também solicitou um estudo de viabilidade de instalação de uma academia ao ar livre mo posto de saúde do São Diogo.
* A vereadora Maria Eliana Azevedo (PT) solicitou ao Executivo serviços a Secretaria competente para reformas e construções na escola Neuza Brizola para reforma do alojamento dos professores, com instalação de grades em portas e janelas, construção de uma área coberta para veículos e instalação de câmeras de segurança. Ela explicou que os professores já tiveram pertences danificados no local. A petista também solicitou a construção de uma área coberta para veículos no entorno do posto de saúde e alojamento dos professores no assentamento Regina.
* Davi Moraes (Progressistas) solicitou patrolamento e colocação de bueiros na estrada do Campo Bonito em razão de acidentes.
* Nádia Venancio (PT) solicitou ao Executivo uma forma de auxilio para instalação de um gerador para a queijaria Mãe Natureza para assegurar o funcionamento dos aparelhos quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Comentários do Facebook