Por dentro dos Legislativos- Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 8 de maio de 2023

HULDA ALVES (MDB) – A vereadora parabenizou a Mesa Diretora pelo novo cenário da TV Câmara, que segundo ela valoriza o trabalho da Câmara. Se referiu ao projeto da Escola Família Agrícola (ESF), que está em fase de tramitação, já tendo CNPJ, com associação formada, aguardando a reabertura do processo de doação dos 25 hectares da antiga Fepagro. A vereadora defende que caso a doação demore, que as aulas para a primeira turma sejam ministradas em outro local, como o Polo Educacional (Centro Cultural), em Candiota. Falou sobre o Seminário de criação do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa e que a Comissão do Carvão tem se reunido frequentemente para encontrar saídas para o setor.

GILDO FEIJÓ (MDB) – Também falou do Seminário do Polo de Inovação Energética, afirmando que a bandeira do carvão mineral não tem partido. Criticou alguns políticos que as vezes, segundo ele, falta coragem para defender o carvão, que é a sobrevivência da região. Gildo lembrou que o Brasil importa 90% dos fertilizantes e que a partir do carvão é possível produzir este insumo. Assinala que o assunto precisa chegar em Brasília.

DANILO GONÇALVES (PT) – O petista ainda destacou a assinatura dos contratos de crédito da estiagem feitos pelo Incra nos municípios da região.

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Destacou o trabalho do secretário de Assistência Social, Léo Lopes, na entrega das 800 cestas básicas, que veio por intermédio da Defesa Civil Nacional, assinalando que foram entregues diretamente para as pessoas nos assentamentos. Parabenizou a Secretaria de Cultura pela realização do Citadino de Futsal 2023. Também destacou o Seminário do Polo de Inovação Energética, que é uma luta apartidária na defesa do carvão e dos empregos. Por fim citou a emenda de R$ 450 mil do deputado Márcio Biolchi (MDB), conseguida pelo secretário Fabrício Moraes, que será destinada à saúde do município.

FABIANO AQUERE (Sem partido) – Pediu para que cada um converse com seu deputado que fez votos em Candiota, para que se manifeste em defesa do carvão. Destacou que as suas demandas como o cemitério e praça do Seival estão em andamento na Prefeitura para a execução breve.

LUANA VAIS (PT) – Destacou a assinatura dos contratos de liberação de recursos para combater à estiagem, lembrando que o Incra cumpriu a promessa dos ministros que estiveram em Hulha Negra de que teria início pela região. A vereadora assinala que estes recursos não vão ser suficientes para acabar com o problema, porém afirmou a mobilização do governo Lula, lembrando que ainda trabalha com orçamento deixado pelo ex-presidente Bolsonaro. Ela defende que é preciso debater políticas estruturantes para o enfrentamento à seca, como estradas de qualidade, por exemplo.

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – Destacou que sua gestão à frente da Câmara tem cumprido ao que se propôs, que é dar condições aos parlamentares em mostrar o seu trabalho. Além disso, se referiu a reformas que está fazendo na estrutura da Câmara, como telhado e forro do plenário. Afirma que as decisões são tomadas coletivamente. Disse que não é imune à críticas, mas que não mudará a sua postura na presidência. Marcelo afirmou que não se furtará em falar com o governador Eduardo Leite sobre o carvão, dizendo que seu compromisso, antes de tudo é com a comunidade de Candiota.

GUILHERME BARÃO (PDT) – Disse que deu repercussão no jornal Tribuna do Pampa a sua proposta de municipalização da escola estadual Dario Lassance. Afirmou que apesar da polêmica nas redes sociais, segue firme com a ideia, destacando que os atuais professores, caso haja a municipalização, ainda possuem um ano de estabilidade na escola, só depois havendo a transição. Lembrou que a escola possui a mesma quadra até hoje de quando ele estudou no educandário há mais de 40 anos, bastando olhar como estão as escolas do município. Disse que está lançado o debate e que não vai recuar, afirmando jamais ser contra os trabalhadores, mas que não pode haver acomodação.

ATAÍDES DA SILVA (PT) – O vereador pediu sinalização de ruas no bairro João Emílio. Assinalou que recebeu premiação da empresa Auge Pesquisas e que isso lhe estimula a seguir trabalhando pela comunidade.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook