Atendendo a uma demanda indicada pela comunidade durante as assembleias do Programa de Gestão Participativa (PGP) de 2017, a Prefeitura de Candiota retomou esta semana as obras de pavimentação de ruas na sede do município com blocos intertravados.
Conforme explicou o prefeito Adriano dos Santos ao TP, uma nova empresa foi licitada em dezembro último para a execução dos serviços, que neste momento está concentrada em pavimentar a única quadra da rua Ulisses Guimarães que não possui a melhoria, compreendida entre as ruas Acácio das Neves e João Magalhães Filho.
Depois, segundo o prefeito, as obras irão se deslocar para o término da rua Jaques Ferberbaum e também da antiga rua 562, na Vila Airton, também na sede da cidade. O prefeito ainda citou que serão feitos esforços para que a rua Aracy Martins também receba pavimento. Paralelamente, as obras serão executadas na Vila Operária, quando será pavimentado um trecho da rua 2 até a rua 14.
Ao todo, deverão ser pavimentados nesta etapa, cerca de 1,5 mil m² de ruas e os recursos para as obras giram em torno de R$ 500 mil e são oriundos ainda de um convênio com a União, que o município conseguiu prorrogação até junho deste ano. “Mesmo diante da enorme crise, onde a maioria dos municípios está tendo até dificuldade de pagar salários, nós estamos avançando. Também, estaremos com isso cumprindo uma demanda levantada pela população”, assinala Adriano, que nesta semana, visitou a retomada das obras.
FÁBRICA – O prefeito assinalou também que dentro deste projeto de pavimentação está o fomento por parte do município, para a instalação em breve no município de uma fábrica de pré-moldados e artefatos de cimento.
O investimento está sendo feito por um empresário candiotense, sendo que a Prefeitura cedeu por 20 anos parte de uma área localizada ao lado do posto São Simão, junto a BR-293, na Vila Operária (onde seria instalada uma indústria da RVT), através da Sala do Empreendedor e também atendendo a demanda geral tirada no PGP do ano passado (Fundo Municipal de Desenvolvimento). “Nesta fábrica serão produzidos também blocos intertravados para pavimentação e ela deve atender a demanda não só de Candiota, mas também de toda a Metade Sul, pois é a única”, destaca Adriano.
MOBILIDADE – Em relação aos trechos de ruas pavimentadas onde os blocos cederam ou afundaram, o prefeito salientou que a Prefeitura está trabalhando num projeto de mobilidade urbana na sede do município, contemplando principalmente a área no entorno da praça Dario Lassance, inclusive com troca das calçadas.
MAC – Eleita como segunda maior demanda geral no PGP de 2017, a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) também receberá investimentos este ano. Algo em torno de R$ 400 mil estão previstos no orçamento de 2018. “Vamos atacar alguns pontos críticos com asfalto novo”, assinalou o prefeito.