INCENTIVO

Prefeitura de Hulha Negra desenvolve Programa de Crédito para auxiliar agroindústrias

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Agromap foi a primeira a utilizar o Fundahn e receber o produto Foto: Arquivo TP

A produtora Marili Porto, da agroin­dústria Agromap, já recebeu os materiais com­prados através do Programa Municipal de Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn), criado neste ano de 2018, através de um projeto ela­borado pela Secretaria de Agropecuária e aceito pelo prefeito Renato Machado.

A entrega dos primeiros produtos com­prados por intermédio do crédito, ocorreu na tarde de quarta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Agropecuária, oportunidade em que foram repassados a produtora uma prateleira de estocagem em pvc e uma prensa de inox para 24 for­mas de queijo.

Entrega dos equipamentos aconteceu na Prefeitura Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Os materiais vão incrementar a produção de queijos da agroindús­tria inaugurada em abril no assentamento Abrin­do Fronteiras, próximo à BR-153, em Hulha Negra. A produtora teceu elogios ao Fundahn. “Eu consegui comprar os materiais para aumentar a produtividade da agroindústria. E foi graças a esse Programa que já conse­gui comprar o maquinário. Esse incentivo veio em boa hora e com as facilidades que o programa oferece para pagar, olha, nem um pai faria isso por nós”, brinca a produtora.

Marili Porto ainda comentou que com a nova prensa será possível produ­zir queijos de um quilo e de 500 gramas. “Antes eu só produzia em forma de um quilo. A produção diária era de 14 queijos, agora vou poder fazer até 56 queijos por dia em menos tempo e com mais qualidade”, come­morou Marili emocionada.

Ela comemora a aquisição dos materiais e comenta que já tem um pedido de 180 peças (90 quilos) de queijos para a Oktoberfest da Trigolândia. “Vou produzir esses queijos em maior quantidade diária e em menor tempo”, enfati­zou.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, entende que o Programa fomenta a implan­tação e o fortalecimento de agroindústrias no município. “Com toda a certeza esse Programa vem pra somar. Mais investimentos acabam agregando valor aos pro­dutos oriundos da ativida­de primária, melhorando a renda, as condições de vida dos agricultores, e gerando empregos”, avalia o prefeito.

O secretário muni­cipal de Agropecuária, Luis Fernando de Lima pontua que o Programa apoia a implantação, adequação e legalização das agroindús­trias. “Esse é o objetivo da administração. Através da Secretaria de Agropecuá­ria queremos proporcionar acesso a créditos, elaboração de projetos e encaminha­mento ao Fundo Municipal de Apoio à Agroindústria. Além do apoio as já exis­tentes, esperamos motivar a criação de novas agroindús­trias em Hulha Negra”, disse o secretário.

LEI MUNICIPAL A Lei Municipal nº 1.595/2017 institui o Programa Mu­nicipal de Agroindústria e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn) logo em seu artigo primeiro. O Fun­do, no valor de R$ 15 mil através de recursos próprios da Prefeitura, será aplicado com base no disposto da Lei, objetivando atender pessoas físicas ou jurídicas estabele­cidas em Hulha Negra.

O PROGRAMA De acor­do com Lima, a agroindús­tria informa a Secretaria de Agropecuária qual material deseja adquirir e valor. A partir daí, a Secretaria faz uma avaliação sobre a so­licitação e repassa para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). Se for aprova­do no Comder, o valor do produto é repassado para a agroindústria, que fica responsável pela compra dos equipamentos. Ainda segundo o secretário, depois de receber o equipamento, o produtor começa a pa­gar o financiamento em 24 parcelas diretamente para a Prefeitura. “A vantagem é que o Fundo proporciona melhorias para as agroin­dústrias e com pagamento a juro muito reduzido, so­mente o que determina o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGPM). Inclusi­ve já temos solicitações de outras duas agroindústrias para passar pela aprovação do Comder”, explicou de­talhadamente o secretário ao TP.

Comentários do Facebook