
Mudas sendo entregues em Hulha Negra Foto: Samuel da Rosa/Assessoria PMHN
Outro lançamento ocorreu durante a 25ª Semana do Colono de Hulha Negra, o projeto Butiá, uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura e o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DPPA) da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Foram disponibilizadas pelo DPPA-RS, 200 mudas de Butiá oriundos de um trabalho de melhoramento genético da planta, para beneficiar 10 famílias de agricultores de Hulha Negra, que também irão ganhar assistência técnica e monitoramento por meio de uma parceria entre Prefeitura, DPPA-RS e Emater de Hulha Negra.
Mudas foram plantadas na área da antiga Fepagro e a ideia do prefeito Fernando Campani e da secretária de Agropecuária Marciane Fischer, é promover a cultura do butiá como alternativa alimentar e potencializar o comércio do fruto beneficiado nas suas diferentes opções de industrialização pela agricultura familiar. “É um projeto piloto como proposta de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o prefeito.
“O nosso butiá é uma fruta que também faz parte de expressões regionalistas, como ‘Me caiu os butiá do bolso’ utilizada para demonstrar um espanto. O butiá é utilizado como acompanhamento da cachaça, para sucos, geléias, sorvetes, bolos, licores, e outros também podem ser preparados com o butiá. Além de ser versátil, também é saudável, rico em carotenóides, precursores da vitamina A, possui altíssimos níveis de potássio e ferro, além de grande quantidade de vitamina C”, lembrou Campani.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO