Inspetoria Veterinária. O tema entrou em pauta novamente na Cidade do Castelo, desta vez com uma mobilização maior por parte do Executivo, quando o prefeito Bebeto Perdomo contou com o apoio da Câmara de Vereadores, através do presidente na data, José Volnei Silveira e do vereador Daniel Moreira, do Sindicato Rural de Pedras Altas, através do presidente Carlinhos Silveira e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), através de Hermes Ribeiro.
A mobilização ocorreu após a notícia, por parte do governo do Estado, de que as unidades daqueles municípios que não atuassem em prédio próprio, ou seja, aqueles em que os prédios fossem alugados, seriam fechadas para contenção de despesas.
O município de Pedras Altas luta há alguns anos para evitar, novamente, o fechamento total do serviço que passou, em janeiro de 2017, a ser prestado duas vezes na semana, terças e quartas-feiras. Isso ocorreu após o escritório ter permanecido durante 14 meses, na época, fechado e ofertando um serviço precário à comunidade, que precisava se deslocar para cidades vizinhas para adquirir documentações pertinentes. Alguns meses depois, novamente o assunto foi pauta, quando foi solicitada a normalização do serviço em Pedras Altas, sem sucesso.
Com relação a mobilização atual, em entrevista ao TP, Perdomo lembrou do período em que o município não dispunha do serviço, bem como, juntamente com o Sindicato Rural, proporcionou opções de prédios para que a inspetoria seja mantida. “Tivemos a amarga experiência de ter uma unidade fechada quando assumimos o governo. Conseguimos a reabertura e manter até agora, mas novamente estamos unidos em prol do município. Já que as unidades que funcionam em prédios locados pelo Estado podem fechar, ofertamos como contrapartida, uma sala da Prefeitura no mesmo prédio onde funciona a Emater e o Setor de Meio Ambiente com internet e utilidades necessárias. O nosso parceiro, Sindicato Rural, também ofereceu uma sala nas suas dependências para que a unidade não seja fechada”, explicou o gestor.
Questionado quanto as expectativas após a oferta do prédio, Perdomo diz estar confiante. “O governo do Estado vai enviar um responsável técnico para analisar as duas estruturas para ver qual é mais adequada para as instalações da inspetoria. Até março há vigência do contrato do aluguel do prédio atual, mas acreditamos que tudo será mantido”, manifesta.
MÁQUINAS – Outra pauta que integrou a agenda do prefeito de Pedras Altas durante uma reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, foi o auxílio de recursos para a recuperação de estradas. Conforme o prefeito Bebeto, a solicitação junto ao governo ocorre devido as precárias condições das estradas desde janeiro quando ocorreu um grande volume de chuvas.