RURAL

Projeto de cedência de ensiladeira é retirado pelo Executivo de Candiota

Projeto previa a cedência de uma ensiladeira para alimentação do gado, especialmente o leiteiro, neste período de inverno. Governo afirma que conseguiu uma alternativa para este ano e projeta ajustar para o ano que vem Foto: Class/Especial TP

Um projeto de lei de autoria do Executivo de Candiota está parado na Comissão de Constituição, Justiça e Bem-Estar Social (Cobes) da Câmara, que estava aguardando informações para poder tramitar, foi retirado pela Prefeitura.
Conforme o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar do município, Claudivam Brusque (que é vereador licenciado), a iniciativa foi retirada de tramitação, pois não se justificava mais para este ano.
O projeto que previa a cedência de uma ensiladeira – máquina para fazer silagem, que serve de alimentação do gado, especialmente o leiteiro, no período de inverno -, para a Associação Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda (Cooptil),recebeu críticas dos vereadores, porque o equipamento, segundo eles, não foi adquirido pela Prefeitura. “Em 17 anos de Câmara nunca vi um projeto assim. Como vão ceder algo que não tem ainda?”, questionou o vereador Guilherme Barão (PDT).
O secretário admitiu que o projeto de fato tinha problemas e por isso foi cancelado. Claudivam informou ao TP, que neste momento a silagem está sendo feita por uma máquina adquirida por um produtor e que a Prefeitura está contratando, lembrando que este é o período para que o alimento seja preparado para enfrentar o inverno que se aproxima. “Este ano foi tudo muito corrido e tentamos construir uma alternativa, mas pelo pouco tempo não foi possível. Para o ano que vem, teremos mais tempo e vamos poder dar um encaminhamento adequado”, disse.

COBES – Os três vereadores que compõem a Cobes também se manifestaram. O vereador Danilo Gonçalves (PT), que preside a Comissão, disse que já tem uma conversa, que classificou de mentirosa, nos assentamentos, de que os vereadores Guilherme, ele e Luana Vais (PT) estariam trancando esse projeto. Danilo disse que ele como produtor é interessado, pois a ensiladeira é importante para a produção, contudo, é preciso fazer as coisas dentro da legalidade.
A vereadora Hulda Alves (MDB), que é secretária da Cobes e é da base do governo, afirmou que seu nome também está no rol da conversa que está entre os produtores. “Meu compromisso é com Candiota. Espero que aja o ajuste do projeto pelo Executivo, porque não se pode doar algo que não se tem”, argumentou a vereadora.
Por sua vez, a vereadora Luana – membro da Cobes, apenas disse que todos sabem do seu compromisso com a agricultura, especialmente porque é filha de um assentado, além de ter uma trajetória de lutas neste sentido. “As cooperativas dependem de políticas públicas como essa de cedência de equipamentos e incentivos. Temos que parar de sempre querer por a culpa em alguém. Reafirmo o nosso compromisso, meu e do PT, com todos os produtores de Candiota”, frisou.

Comentários do Facebook