ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto Higiene é Saúde estimulou a promoção de novos hábitos em Hulha Negra

Crianças assistidas receberam uma escova dental ao fim do projeto

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Palestra sobre higiene bucal foi um dos momentos do projeto Foto: Divulgação TP

Foi concluído mais um importante projeto desenvolvido pela equipe do Primeira Infância Melhor (PIM) Criança Feliz de Hulha Negra, o Higiene é Saúde. Trabalharam no projeto as visitadoras do PIM Amanda Dutra, Ana Paula Soares, Carmem Lucia Pereira, Daniésse Fernandes e Leonarda Jardim, através da orientação e apoio da coordenadora pedagógica Fátima Fabiana Rosa e da psicóloga Naiara Martins.

Varal do dente encantou as crianças e ensinou de forma lúdica

Higiene é Saúde, foi realizado durante um mês e teve como objetivo principal orientar as famílias acerca de atitudes simples de higiene que promovam a saúde. Conforme a coordenadora Fabiana explicou a reportagem do TP, foram realizadas atividades que buscassem estimular a auto estima, o conhecimento do próprio corpo e a identificação e criação de hábitos de higiene, bem como a reflexão acerca das ações diárias que promovam hábitos saudáveis de higiene e mudanças de atitude. “Buscamos fazer com que as crianças e famílias refletissem sobre as questões de higiene diárias e acreditamos que as atividades desenvolvidas trouxeram o retorno esperado”, diz a coordenadora.

Fabiana explicou que o projeto foi desenvolvido por meio de visitação à famílias assistidas pelo PIM e palestras educativas. “Os trabalhos iniciaram com a apresentação do projeto e o desenvolvimento de atividades lúdicas, tais como música, dança, leitura deleite, trilhas, teatros e pinturas, de forma que as crianças reconhecessem o próprio corpo”, relata.

Livro com as mãos das crianças também fez parte do projeto

PALESTRAS – Três importantes momentos integraram o projeto, palestras com profissionais da saúde de Hulha Negra. A primeira foi realizada pela nutricionista Graciela Postiglione, que conversou com gestantes e mães de bebês sobre nutrição na gestação e amamentação.

Um segundo encontro ocorreu entre a famílias e o médico Samuel Levy, que ministrou uma palestra com o tema “A higiene e a família”. Na ocasião, as famílias receberam orientações sobre o corpo e a importância do autoconhecimento no ambiente em que vivem.

Outra palestra foi ministrada pelo odontólogo Giovane do Monte sobre higiene bucal. Na oportunidade, do Monte explanou sobre os cuidados com a escovação, limpeza, alimentos que trazem malefícios e aqueles que auxiliam a limpeza, como a maçã.

OUTRAS AÇÕES – Visando também uma alimentação adequada no que se refere à higiene, foi criado o livro “O cuidado com a higiene da mãozinha”. Segundo a coordenadora Fabiana, um trabalho foi realizado para melhorar os hábitos das crianças. “Sabemos que alguns alimentos são mal manipulados, as crianças derrubam e acabam ingerindo germes e bactérias. Com o livro e a orientação das visitadoras, acreditamos que teremos o sucesso esperado com as crianças”, destaca.

Livro com as mãos das crianças também fez parte do projeto

Outra atividade que marcou os pequenos foi o Varal do dente, que através de musicalização, aprenderam sobre cuidados, limpeza e alimentos.

O projeto foi encerrado com recordações sobre o trabalho desenvolvido e a construção do livro Higiene é Saúde, com a realização de uma leitura deleite. “As famílias receberam o livro para que se construa uma memória afetiva com relação à saúde, cuidado com o corpo e uma vida mais saudável e feliz. Cada criança visitada também recebeu uma escova de dente infantil, disponibilizada pela Secretaria de Assistência Social, sempre parceira das atividades junto ao prefeito Renato Machado, que possibilita a realização dos projetos”, conclui Fabiana, que aproveitou para agradecer também a parceria da Secretaria de Saúde, que tem a frente o secretário Volney Jorge, com a disponibilização dos profissionais.

Para o TP, a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, ressaltou a importância do projeto para as famílias. “É uma orientação, informação sobre os hábitos de higiene e o reconhecimento ao próprio corpo, uma necessidade básica e diária das famílias. A equipe do PIM está de parabéns pela dedicação e trabalho realizado com as famílias”, parabeniza a secretária.

Comentários do Facebook