Por dentro dos Legislativos – Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 22 de maio de 2023

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Se referiu a inauguração da obra do posto de saúde da Oito de Agosto nesta sexta-feira (26), que esteve muito tempo parada e agora está sendo entregue pelo governo municipal, que é liderado pelo MDB. Parabenizou o prefeito e secretário de Saúde. Criticou o governo anterior que deixou muitas obras paralisadas e que, segundo ele, o atual está terminando, citando o projeto das lâmpadas de LED na sede do município, que depois se estendeu para todas as localidades; os 89 terrenos que foram vendidos, segundo ele, chilca e que agora o atual governo precisa dar conta da infraestrutura.

GILDO FEIJÓ (MDB) – Disse que tentam empurrar o rótulo de direita ao MDB, assinalando que se for ser direita governar para o povo, ele aceita, como a obra do posto da Oito de Agosto, em não aumentar impostos e fazer a remissão de dívidas tributárias para quem não pode pagar. “Se isso é ser de direita, então eu sou”, disse, ao se autoclassificar politicamente como de centro-esquerda. Se reportou novamente a um requerimento de 2013, de autoria do vereador Valmir Cougo (PT), que já pedia processo seletivo para estagiários e que não foi implantado pelo PT em seus governos, se referindo ao anteprojeto de lei rejeitado na semana passada e de autoria da vereador Luana Vais (PT). “Isso é democracia, a maioria vence”, disse, apontando que no atual governo não existe perseguição ou escolha partidária para ocupar vagas de estágio, desafiando que se há, que façam a denúncia a ele, que tomará providências.

ATAÍDES DA SILVA (PT) – Agradeceu ao secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, pela entrega do posto de saúde da Oito de Agosto. Afirmou que há muito pedia pela conclusão da obra e que agora se concretiza. Pediu providências para iluminação em frente a escola da Oito de Agosto e do próprio posto novo. Disse que seus pedidos para conserto de estradas foram atendidos e que espera que se coloque material em toda a principal e também nos corredores, sem discriminação. Sobre o pavimento na Portelinha, disse que é preciso esquecer a questão política e fazer os reparos.

LUANA VAIS (PT) – Afirmou que em relação a sua proposição de processo seletivo para estagiários, não pode ser algo como nós ganhamos e eles perderam, destacando que fez uma proposta para a comunidade, enfatizando ainda que jamais votou contra uma proposta só porque era do MDB. “Se é bom para o povo, votamos a favor”, disse, reafirmando que irá apresentar a ideia novamente em 2024 e que quando o PT voltar a governar a cidade, irá cobrar a efetivação da medida. Segundo Luana, no Ministério de Minas e Energia (MME), o secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira Sá Junior lembrou da pauta da venda das casas da CGT Eletrosul, dizendo que há uma possibilidade de agenda com o novo presidente da empresa, intermediada pelo MME. Luana criticou uma agenda isolada com o novo presidente da CGT Eletrosul, marcada pelo prefeito Folador e o presidente da Câmara, Marcelo Gregório, reivindicando que esta é uma pauta que deve ser tratada coletivamente.

GUILHERME BARÃO (PDT) – O vereador destacou a forma como foram recebidos em Brasília pelo atual governo, diferente do anterior, que, segundo ele, perguntava de qual partido as pessoas eram antes de iniciar uma audiência. Falou dos pleitos que levaram até à capital federal, mas notadamente no Ministério de Minas e Energia (MME), quando trataram sobre a Usina de Candiota. Guilherme frisou a necessidade de uma ampla mobilização para sensibilizar o governador do Estado, que, lembra ele, já se mostrou contra a pauta do carvão, assim como os deputados estaduais e federais, além dos senadores, para que as leis sejam aprovadas.

FABIANO AQUERE (sem partido) – Avaliou como muito positiva e produtiva as agendas em Brasília, reforçando que agora o trabalho de articulação da região junto aos parlamentares precisa ser reforçado. Em outro assunto, agradeceu ao prefeito Folador e ao secretário de Cultura, Diego Lima, pela revitalização na praça de Seival. Disse que a obra no cemitério de Seival já está em andamento. Agradeceu também o vice-prefeito Paulinho Brum por atender seu pedido de patrolamento da estrada do Seivalzinho. Disse que o seu gabinete está aberto a receber as demandas da comunidade e que o prefeito está sempre solícito em resolver as questões encaminhadas. Por fim relatou que a praça do bairro São Simão já está recebendo iluminação.

HULDA ALVES (MDB) – Descreveu que esteve em Porto Alegre na última semana, na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e na Emater, tratando de questões ligadas aos assentamentos de responsabilidade do Estado. Disse que uma força-tarefa será agilizada para expedição de segundas vias dos contratos de concessão de uso (CCUs) dos lotes, que segundo Hulda, tem alto índice de extravio entre os agricultores assentados. Mas, conforme ela, esse não é o principal problema, se referindo a outro maior para o acesso aos auxílios e recursos para amenizar os efeitos da estiagem. A vereadora solicita que haja análise dos órgãos do governo sobre situações onde os agricultores já não estão mais no lote original de quando foram assentados, citando um caso de um agricultor que inicialmente estava num assentamento e hoje está em outro, o colocando numa situação irregular para receber os recursos. Ela pede que a Comissão da Câmara que trata do assunto volte a se reunir para encaminhar uma solução para o impasse.

DANILO GONÇALVES (PT) – Também agradeceu ao convite de inauguração do posto da Oito de Agosto, destacando felicidade com a conclusão da obra. Aproveitou a presença do secretário Fabrício na sessão, pedindo que se retirasse um entulho nos fundos da obra do posto. Assinalou que na Portelinha o problema não é só o pavimento danificado, mas também um matagal existente na localidade. Danilo ainda pediu a retirada de um entulho no entorno da escola Santa Izabel e em tom irônico dirigido ao vereador Adriano, disse que o MDB anda resolvendo todos os problemas do município.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook