UTE PAMPA SUL

Qualidade do ar e clima são medidos em estação instalada em Seival

As equipes de implantação e operação da UTE Pampa Sul passaram por treinamento sobre a manutenção e operação da Estação

As equipes de implantação e operação da UTE Pampa Sul passaram por treinamento sobre a manutenção e operação da Estação Foto: Divulgação TP

Em funcionamento desde a primeira quinzena do mês de dezembro, a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorológica que foi instalada na Vila do Seival tem como objetivo monitorar dados meteorológicos e a qualidade do ar, prevista na legislação ambiental vigente e a identificação de parâmetros meteorológicos que possam afetar essa qualidade.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, explica que a localização da Estação foi definida a partir de estudos de dados meteorológicos e da localização das usinas termelétricas. “Com a proximidade da UTE Pampa Sul da Vila do Seival temos, no local onde a estação foi instalada, um ponto propício no entorno do empreendimento para a realização das medições e monitoramento meteorológico e da qualidade do ar”, detalha ele.

as-equipes-de-implantacao-e-operacao-da-ute-pampa-sul-passaram-por-treinamento-sobre-a-manutencao-e-operacao-da-estacao-2A  Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorológica possui equipamentos que monitoram a qualidade do ar e uma torre meteorológica que possui módulos equipados com sensor de direção do vento, sensor de velocidade do vento, sensor de temperatura e umidade relativa do ar, sensor de pressão atmosférica, sensor de precipitação pluviométrica e sensor de radiação global.

Stamm explica que um software de comunicação que permite armazenar e gerenciar todos os dados gerados a partir dos dados obtidos pelos equipamentos também foi instalado na Estação. “Ela começou a operar em 13 de dezembro e deverá permanecer em operação durante todo o período de funcionamento da UTE Pampa Sul, sendo que sua operação e manutenção serão realizadas pelos técnicos da Usina”, explica.

Logo após o início da operação da unidade, uma equipe de técnicos atuantes nas fases de implantação e operação da usina participou de um treinamento operacional, com informações sobre como realizar a calibração dos equipamentos, como identificar erros de leitura e de software, como agrupar dados e realizar médias dos gráficos. “Enfim, a estação é mais um equipamento para garantir que a qualidade do ar na região deverá estar dentro dos padrões da legislação ambiental brasileira”, destaca o gerente.

Comentários do Facebook